TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estágio De Lingua Portuguesa 1

Monografias: Relatorio De Estágio De Lingua Portuguesa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/7/2014  •  7.716 Palavras (31 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 31

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE LETRAS

RELATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO DE REGÊNCIA

EM LÍNGUA PORTUGUESA II

Rosirene Castro Pereira

ORIXIMINÁ -PARÁ

2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE LETRAS

RELATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO DE REGÊNCIA

EM LÍNGUA PORTUGUESA II

Relatório de Estágio de Regência, solicitado pelo Professor especialista Edenei José Valente de Sousa, para obtenção de nota na disciplina Prática de Ensino de Português II, 2012 da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Rosirene Castro Pereira

ORIXIMINÁ-PARÁ

2012

SUMÁRIO

1-Introdução 04

2-Desenvolvimento 05

2.1-Sondagem 05

2.1.1-Caracterização do Local de Estágio 05

2.2-Projeto de Intervenção 07

Sumário do Projeto de Intervenção 07

3-Intervenção 15

3.1-Descrição do Projeto de Intervenção realizado 15

3.1.1-Atividades realizadas na Turma do 6º ano 17

3.1.2-Atividades realizadas na Turma do 8º e 9º ano 21

3.1.3-Encerramento das atividades 23

4-Considerações finais 26

5-Anexos 28

INTRODUÇÃO

O Estágio é uma exigência da Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDB – Lei n.º 9394/96). O estágio é necessário à formação do profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho, proporcionando um aprimoramento no desenvolvimento profissional.

O Estágio descrito neste relatório realizou-se na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha localizada no Lago Axipicá zona rural de nosso município de Oriximiná, abrangendo o período de 10/09/2012 a 19/10/2012 em salas do Ensino Fundamental, com a finalidade de aperfeiçoar meus conhecimentos adquiridos no Curso Licenciatura Integrada em Letras (Português e Inglês) –Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA. Foram realizadas atividades de observação da rotina escolar, participação e colaboração em atividades da prática diária e regência em momentos como apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem.

A prática é de grande importância para que possamos ter consciência da realidade dos alunos e professores das escolas, quando observamos adquirimos experiência, quando questionamos, sanamos dúvidas antes mesmo de nossa própria prática. A monitoria em realidades diversas, como temos efetivado, é de grande riqueza cultural e para um futuro profissional. Assim, o presente trabalho visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos, na vida acadêmica, profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.

Ressaltamos também que o referido relatório também objetiva descrever o desenvolvimento das práticas realizadas nas turmas de 6º, 8º e 9º ano e que tem a carga horária de 40 horas, sendo 20 horas realizadas no 6º ano e 20 horas realizadas nas turma de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.

2- DESENVOLVIMENTO

2.1- Sondagem

2.1.1- Caracterização do local de estágio

O Estágio foi realizado Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha localizada no Lago Axipicá no Médio Rio Trombetas, e tal localização configura-se como zona rural do município de Oriximiná, sendo que a referida escola oferece a modalidade de ensino: Ensino Fundamental. A instituição funciona em dois períodos: manhã e tarde, entrando às 07:30h, com e saída às 11:30h, tendo o próximo horário de entrada às 13h30, com e saída às 17:00h. Totalizando 162 alunos matriculados e distribuídos do 1º ao 9º do Ensino Fundamental, sendo que esse alunado é oriundo do próprio da própria Comunidade do Axipicá e de comunidades vizinhas como Comunidade do Castanho e Camixá e outros. Sendo, a maioria dos alunos baixa ou muito pobres pois muitos dependem do material didático e da merenda escolar fornecidos pela escola. Já que suas famílias são tipicamente agrícolas e também dependem de incentivos do Governo Federal como Bolsa Família. Enfatizando que nesta escola funcionam 09 turmas, sendo que 05 (cinco) funcionam no horário da manhã e 04 (quatro) funcionam no horário da tarde.

Os materiais utilizados na Escola Santa Terezinha são: um mimeógrafo, um CD player, um televisor, aparelho de DVD, um computador com impressora, um data show, uma máquina de Xerox, um bebedouro, freezer. Do quadro docente da escola, os professores tem o curso de licenciatura plena, estão cursando algum curso de graduação ou já estão cursando cursos de especialização. Ressaltando que continuamente estão tendo cursos de atualização disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação- SEMED. Dessa forma o ensino,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.7 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com