TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Estagio Magisterio I

Por:   •  1/7/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.058 Palavras (9 Páginas)  •  994 Visualizações

Página 1 de 9

Escola Estadual Presidente João Pinheiro

[pic 1]

Relatório de Estágio Supervisionado I

Aluna: Cristina Pedroso Pinheiro Caetano

Supervisor: Jean Henrique

Padre Paraíso, 30 de Junho de 2016.

Cristina Pedroso Pinheiro Caetano

Relatório de Observação Estágio Supervisionado I

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina Estágio Supervisionado I do curso do

Magistério, sob orientação do         professor Jean Henrique de

 Deus .

Padre Paraíso, 30 de Junho de 2016.

Escola Estadual Presidente João Pinheiro

Relatório de Estágio Supervisionado I

“ Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você. Então somos todos aprendizes, fazedores e professores”.

 

Padre Paraíso, 30 de Junho de 2016.

AGRADECIMENTOS

Àqueles que repartiram comigo os seus conhecimentos, colocando em minhas mãos as ferramentas com as quais abrirei novos horizontes; a minha parceira de Unidade Funcional, aos colegas que compartilharam estes momentos importantes e ao meu marido que respeitou profundamente a

minha ausência na época da realização deste trabalho e a minha maneira única de amar.


ÍNDICE

Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pág. 1

Relatório da Observação . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pág. 2

Considerações Finais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .pág. 4

Referencias Bibliográfia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pág. 6

Anexos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pág. 7

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

1 INTRODUÇÃO

O estágio de docência em Educação Infantil foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Marlene Ferreira da Silva, localizado na Rua Santa Catarina nº 170, Bom Jesus, Padre Paraíso – MG. Criada pela Lei Municipal nº 851 de 06 de Março de 2015, onde foi criado um projeto de lei, aprovado pela Câmara Municipal, sancionada pela prefeita e posteriormente autorizada pela S.E.E. Recebeu esse nome em homenagem a Marlene Ferreira da Silva, uma professora moradora do bairro onde a mesma esta situada.

A escola é mantida pela Prefeitura Municipal de Padre Paraiso, pertencendo assim ao Sistema Municipal de Educação, fundamentada na constituição vigente, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 e outros dispositivos legais respeitando as diretrizes regimentas aqui estabelecidas. Foi inaugurada em 24 de agosto de 2015, tendo como sua primeira diretora geral a Sra. Jante da Silva Penha Krull.

A instituição atendente a Educação Infantil, sendo creche e pré- escola e foi criada devido a demanda de alunos nesse período escolar, atendendo, principalmente, aos alunos moradores deste bairro.

O estágio foi feito pela acadêmica: Cristina Pedroso Pinheiro Caetano. Sendo acompanhados pela supervisora: Solange Lima Miranda, Pedagoga.

A intervenção foi feita no período vespertino dos dias: (01) primeiro de Março a (02) dois de Junho de 2016. Conforme combinado com a supervisora, que nos passou os documentos e informações necessárias e apresentadas no presente relatório.

A experiência vivida no CEMEI-II – Centro de Educação Municipal Professora Marlene Ferreira da Silva nos mostrou claramente o que significa ser professor na Educação Infantil. Saber como trabalhar determinado conteúdo, para que a criançada realmente se desenvolva, aprenda com compreensão.

  2 RELATÓRIO DA OBSERVAÇÃO

O Centro de Educação Infantil têm capacidade para 204 crianças. Mas, atualmente atende 146 pequenos infantes, com idade entre 2 anos e 5 anos. A distribuição se dá da seguinte forma: berçário II – 12 crianças de 2 anos a 2 anos e onze meses por turno; Maternal I – 15 crianças de três anos a três anos e onze meses por turno; maternal II – 20 crianças de quatro anos a quatro anos e onze meses por turno.

O CEMEI-II ainda conta com duas salas pré-escolares, destinada às crianças com idade de cinco anos a cinco anos e onze meses, nesse caso, o quantitativo é de 25 crianças, nos períodos matutino e vespertino, respectivamente.

 A instituição conta com 10 professores, (sendo uma na educação especial como professora de apoio); 3 monitoras; 6 serviçais; 1 vigia noturno; 1 diretora 2 supervisoras.

Quanto à estrutura física, a escola infantil conta com 04 (quatro) salas de aulas, uma secretaria equipada com um arquivo, armário de aço, 2 mesas com cadeira giratória e um (PC) micro-computador,01 jogo de 3 cadeiras,01 relógio de parede,01 impressora multifuncional HP, um telefone fixo,01 bebedouro. Uma cozinha equipada com um fogão industrial de 6 bocas, um fogão de quatro bocas, 2 geladeiras, 1 freezer horizontal, 1 forno, 1 micro-ondas, 2 liquidificadores, 1 multiprocessador de alimentos, 02 espremedores de frutas, pia. Um pátio e refeitório amplos com mesas e bancos, lavatório, bebedouro. Almoxarifado com mesas e armários. Berçário I – equipado com solário, lactário, moveis e equipamentos adequados para atender as crianças conforme as suas necessidades. Ainda existe a disposição das crianças, uma área externa com parquinho (escorregador, gira-gira, casinha), onde são realizadas as brincadeiras livres.

As salas de aula são bem arejadas e iluminadas, todo o mobiliário é adequado para as crianças, bem como os banheiros, o ambiente é sempre limpo e organizado.

O horário de funcionamento do primeiro turno é de 08:00 as 12:00 hs e o terceiro turno de 13:00 as 17:00 hs.

As reuniões administrativas pedagógicas são realizadas quando necessárias e mensalmente de 15 em 15 (módulos), conselhos de classe e reuniões de pais no final de cada bimestre.

O calendário escolar conta com 200 dias letivos e 05 recessos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (349.1 Kb)   docx (797.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com