TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO MAGISTÉRIO ENSINO MÉDIO

Por:   •  15/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.430 Palavras (14 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

MAGISTÉRIO ENSINO MÉDIO

GUARATUBA

2021

CENTRO NIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

MAGISTÉRIO/ ENSINO MÉDIO

UTA: ciências exatas e naturais Estagio Ensino Médio. Curso de licenciatura em Pedagogia Período 2021. Centro Universitário Uninter

GUARATUBA

2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 IDENTIFICAÇÃO 4

2.1 DESCRIÇÕES DA ESCOLA 4

3 OBJETIVO DA ESCOLA 5

3.1 OBJETIVOS DO ENSINO MÉDIO 5

3.2 OBJETIVO DO MAGISTÉRIO 6

3.2.1 Objetivos dos estágios 7

3.2.2 Estágio não obrigatório 7

4 DIAGNOSTICOS: CARACTERISTICAS DA POPULAÇÃO 7

4.1 CARACTERISTICAS DOS ALUNOS 8

4.1.1 Hora Atividade 9

4.1.2 Formação continuada 9

4.1.3 Calendários Escolares 9

4.2 TRABALHOS PEDAGOGICOS 10

5 OBSERVAÇÕES DA SALA DE AULA ESTAGIADA 10

6 PLANO DE AULA 11

6.1 SÍNTESE DO ASSUNTO 11

6.2 IDENTIFICAÇÃO 11

6.3 OBJETIVOS 12

6.3.1 Objetivo específico 12

6.4 CONTEÚDO 12

6.5 RECURSOS DIDÁTICOS 12

6.6 DESENVOLVIMENTO 13

6.7 AVALIAÇÃO 13

CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi produzido como parte das atividades acadêmicas do curso de Licenciatura em Pedagogia e é referente ao Estágio Supervisionado Magistério/Normal Ensino médio que contribui grandemente para nossa formação acadêmica, com objetivo de ampliar novos conhecimentos, proporcionando não somente o contato direto com a sala de aula, mas com todo corpo educacional.

O estágio supervisionado tem por objetivo proporcionar ao aluno de pedagogia uma aproximação da realidade escolar, tendo oportunidade de desenvolver e exercitar as habilidades de compreender e interpretar os fenômenos sociais que envolvem o ensino, com o objetivo de melhor entender a profissão e suas partes integrantes. Realizar esse estágio foi de grande valia para meu futuro como docente, pois me fez compreender esta modalidade de ensino e, conhecer melhor o perfil dos educandos de ensino médio, observando a realidade do Ensino Médio mostrando o cotidiano da sala de aula, dando a oportunidade de colocarmos em prática um pouco dos conhecimentos adquiridos no desenvolver do curso.

Neste estagio observei as aulas de língua estudá-la nos preparam para o mercado de trabalho. Vendo suas necessidades, precisamos nos fazer compreender a estrutura social, incluindo a classe social. Estamos diante de um mundo globalizado, e com ele surgem tecnologias cada vez mais avançadas, que aparecem cada vez mais no dia a dia das pessoas.

O estágio foi realizado no período de 23 de agosto de 2021 a 01 de setembro de 2021 em modelo híbrido, no Colégio Estadual Dr. Zilda Arns Neumann. O relatório incluirá uma fundamentação teórica a respeito do Colégio estagiado, a concepção pedagógica, teve como público alvo: alunos do 1º ano do ensino médio no período da manhã, onde houve a realização das etapas de estágio no Ensino Médio, através de entrevistas, observações, e regência de classe, dados da escola, dados da turma, relatos da pratica em sala de aula, plano de aula, conclusão, referências bibliográficas e anexos.

2 IDENTIFICAÇÃO

O estágio supervisionado Magistério Ensino Médio foi realizado no Colégio Estadual Zilda Arns, situado na rua: Joaquim Menelau de Almeida Torres nº: 101 Bairros: Centro CEP: 83-280-000, Cidade: Guaratuba UF: PR. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (041) 3442-6224 e do e-mail: gruzildaarns@seed.gov.br. O colégio possui o ensino fundamental 2 e ensino médio nos períodos matutino e vespertino. O atendimento dos alunos para o ensino médio acontece no período da manhã e o fundamental no período da tarde. A escola atende 600 (seiscentos) alunos, possui nove salas de aulas, sala de professores, direção, laboratório de ciência, laboratório de informática junto com biblioteca sala das pedagogas. O estágio foi realizado no turno da manhã sendo observado o 1° ano do Ensino Médio.

2.1 DESCRIÇÕES DA ESCOLA

A escola possui teatro, sala de apoio, uma sala de biblioteca conjugada com sala de informática, salas de professores, secretaria, direção, salas de pedagogas, laboratório de ciências, área de lazer coberta com mesa de ping-pong e jogos de tabuleiro e quadra aberta.

Cozinha, Refeitório, Depósito para merenda, Depósito para material de limpeza, nove salas de aulas, sendo no turno da manhã quatro primeiros anos, três segundos anos e dois terceiros nos do ensino médio à tarde o colégio atende quatro nonos anos, dois oitavos, um sétimo e dois sextos anos.

O colégio Zilda Arns utiliza prédio alugado de dois andares nos quais tem uma boa estrutura, às salas de aulas tem boa iluminação e são bem ventiladas. As salas de aula possuem prateleiras com livros que são separados para uso individual do aluno, os banheiros são adaptados tendo torneiras elétricas e secador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com