TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Magistério

Por:   •  2/12/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.549 Palavras (11 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 1]

CAROLINA BRAGA PAULITO,  TURMA: 08/2016

ESTÁGIO SUPERVISIONADO –

ENSINO MÉDIO

        

JOÃO MONLEVADE

2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

CAROLINA BRAGA PAULITO, RU: 1560327, TURMA: 08/2016

 ESTÁGIO SUPERVISIONADO –

ENSINO MÉDIO

Relatório de Estágio Supervisionado Ensino             Médio apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.

JOÃO MONLEVADE

2018

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.......................................................................................................03

2- ATIV. DESENV. DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA ..........04

3 - A REALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA: OS DESAF. DE APRENDER A SER PROF.(A) ..... 06

4- CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................08

5-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................09

6- PLANO DE AULA..................................................................................................10

ANEXO - FICHA DE FREQUENCIA..........................................................................11

1 – INTRODUÇÃO[pic 2]

O estágio é um período de pratica em posto, para que o profissional se habilite a exercer sua profissão, que no caso do presente relatório é um pedagogo.

O Estágio Supervisionado em Gestão Educacional é de caráter obrigatório para o curso de licenciatura em pedagogia.  Sendo uma complementação para a vida acadêmica do estudante, aliando a teoria a pratica, proporcionando o contato com as diversas realidades de atuação do professor e pedagogo.

Esse relatório tem como objetivo analisar a rotina de uma gestão escolar, a especificidade do trabalho do pedagogo, leitura do projeto politico pedagógico, as característica físicas da escola e elaboração do relatório de estágio.

  Foi observada, tanto a rotina da secretaria quanto a sala de aula. Entrevistas com o coordenador e demais funcionários da Creche Nosso Lar.

Este memorial reflexivo apresenta o processo de realização do estágio supervisionado educação infantil, realizado no Centro de Educação Associação de Proteção a Infância Nosso Lar, situada na Rua Madre Maria de Jesus, 139, bairro Amazonas, CEP 35900-732, na cidade de Itabira/MG. O contato com a instituição pode ser por telefone (31) 3834-2049 / (31) 3831-3778 ou pelo e-mail: apinossolar@yahoo.com.br, no horário de 07:00 as 16:30 de segunda a sexta feira.

A instituição oferta atendimento ao ensino de educação infantil gratuito, em período integral, totalizando cerca de 170 crianças divididas em três unidades. Em especial na sede onde foi realizado o estagio, são 70 crianças do sexo feminino e masculino com idades entre 06 meses e 04 anos incompletos.

 A turma estagiada é do maternal II idade de três anos, a professora regente é Rosa Helena e a auxiliar é Edna Maria Amaro. A turma possui 20 alunos sendo doze meninas e oito meninos e não possui alunos de inclusão.  O espaço físico da escola é maravilhoso, nunca vi uma creche tão grande e bem estruturada. A pintura do prédio está nova, as salas são amplas, possui brinquedoteca, refeitório, pátio, quadra de esportes, consultório médico, iluminação adequada, boa ventilação, o ambiente está sempre limpo e organizado. Todas as salas possuem televisão e DVD. Há computadores a disposição das monitoras e auxiliares, os equipamentos e móveis estão em bons estados de conservação.  A sala de aula onde fiz o estágio é confortável, é lúdica, ampla, arejada, bem decorada e colorida, tornado o ambiente aconchegante e propício para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e da imaginação. Tem varias mesas centralizadas na sala, onde os alunos sentam-se em grupos de quatro.

O estágio me proporcionou um importante contato com a prática docente para minha vida acadêmica. Permitindo uma visão ampla da parte organizacional e a compreensão da estrutura escolar.  

O estágio foi realizado no período de 06 de Abril de 2018 a 19 de abril de 2018, no período de 7h da manha às 13h da tarde.

2- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA

Iniciei meu estágio no período da manhã, quando as crianças chegam à escola, nesse momento pude perceber como elas são bem recebidas pelas professoras, com muita alegria e afeto. Desse modo, as crianças sentem-se mais seguras no ambiente, livres para se entregar às atividades propostas pela professora, sem inseguranças ou medo.

Participei de todas as atividades que compõe a rotina da turma, a professora me deu liberdade para interagir em toda rotina da sala, desde acompanhar uma atividade dirigida ou livre, acompanhar as crianças no banheiro, auxiliar no momento do lanche, almoço, momento do repouso, arrumar as crianças para ir embora, pentear os cabelos, ajudar na escovação dentaria.

O que mais me encantou na instituição e no estágio foi perceber a criança como sujeito ativo no processo de formação. Um ponto muito importante que pude observar é que, a professora procura sempre valorizar o conhecimento que os alunos possuem, quando ela vai contar uma história, apresentar um objeto ou falar das cores, primeiro ela pergunta para as crianças se elas já conhecem ou tem algum comentário para fazer sobre, e isso faz com que os alunos participem do ambiente em que estão inseridos e sintam-se importantes.

Ao analisar o PPP - Projeto Politico Pedagógico e a história da instituição. Pude perceber que a princípio o foco era assistencialista, este foi o proposito dos fundadores da instituição há 41 anos, porém hoje há uma estrutura escolar e acompanhamento pedagógico. As crianças não frequentam a creche somente para os pais trabalharem ou para se alimentar. Elas frequentam, pois, os pais acreditam que o ambiente escolar da creche a partir de 06 meses favorecem o desenvolvimento, físico, psíquico, afetivo, cognitivo, motor e social de seu filho. A escola abriga vários alunos de bairros e classes sociais diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com