TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO - Magistério

Por:   •  31/5/2017  •  Artigo  •  4.845 Palavras (20 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 20

1.0 INTRODUÇÃO

        Os alunos, em especial os que estão nas primeiras séries, são muito influenciados pela atuação do professor, já que este serve de exemplo para eles, motivo este que exige do docente muito cuidado na forma de se expressar e manifestar em uma aula. O ambiente educacional fornece aos alunos condições necessárias para que estes se adaptem e façam parte das mudanças que ocorrem no meio, dessa forma os conhecimentos são acumulados e associados dia-a-dia, de acordo com seu tempo. Os conteúdos de sala de aula e principalmente a forma de ensinar sofreram muitas transformações com o passar do tempo, o que impõe ao professor não ser mais apenas um transmissor exclusivo de conhecimentos, mas sim um intermediador, instigando os alunos a pesquisarem e aprofundarem o que foi visto em sala de aula.

        O estágio desenvolveu-se primeiramente com a fase de observação, realizado no mês de Novembro e Dezembro do ano de 2013, posterior a esta etapa, no mês de agosto de 2014 realizou-se a fase de docência.

         As observações aconteceram num período de oito dias, sendo que se observaram duas horas cada turma da Educação Infantil, no Centro de Educação Infantil ABC II, no turno matutino e vespertino e duas horas cada turma das Séries Iniciais, na Escola Reunida Municipal Pedro Ivo Campos, no turno vespertino e matutino no município de Caibi-SC. Durante esse período nossa atenção estava voltada para os métodos utilizados pela professora para ministrar as aulas e os recursos disponíveis, a forma de avaliação dos alunos, e a maneira de se fazer a inclusão nessas turmas dos alunos portadores de necessidades especiais, a forma da professora lidar com tais dificuldades, a organização e disposição dos alunos no espaço físico da sala de aula.

        A fase de observação é a fase preparatória para o estagio de docência, ficando mais inteirados com o espaço escolar e com os alunos, onde acrescentamos ao nosso conhecimento novas formas e ideias metodológicas. Antes da inicialização do estágio de docência, observamos dois dias na turma escolhida da Educação Infantil e das Séries Iniciais, depois de concluído as observações, realizamos o estágio de docência com duração de oito dias, nas mesmas instituições onde se deu as observações, sendo que foram quatro dias de estágio na Educação Infantil e quatro dias de estágio nas Séries Iniciais.

        Durante os estágios utilizamos todos os materiais que estavam ao nosso alcance, procuramos por em pratica todos os conhecimentos adquiridos durante o curso do Magistério, mantendo um bom relacionamento com os alunos, professores e funcionários das instituições, escutando suas opiniões e auxiliando-os em suas dificuldades e dúvidas.

Importante salientar que o estágio nas Séries Iniciais foi desenvolvido tendo como a apostila POSITVO, esta traz conteúdos interdisciplinares, ótimos de serem trabalhados com os alunos, já na Educação Infantil trabalhamos o assunto “FOLCLORE” estabelecido pela direção da instituição de ensino onde realizamos o estágio.

O estágio foi sem duvidas, o maior e melhor desafio encontrado durante todo o curso do Magistério, onde tivemos que por em pratica toda a teoria que nos foi passada, o que exigiu muita preparação e ideias diferenciadas. Onde vivemos umas das melhores experiências, vivenciando que a pratica não é bem igual à teoria, a cada dia uma nova e espetacular surpresa, mas podendo chegar ao final dessa etapa e dizer: “Eu consegui e valeu muito a pena tudo isso que vivi!”

2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE  ESTÁGIO

2.1 - Dados de Identificação da instituição Anos Iniciais

Nome da instituição: Escola Reunida Municipal Pedro Ivo Campos

Endereço: Rua das Palmeiras – Bairro Natal

Cidade: Caibi

Estado: Santa Catarina

Representante da Instituição: Volmir da Rosa  

Cargo: Diretor

Nome do Profissional Referência (PR- Supervisor de Estágio): Marli Libano

Cargo: Coordenadora Pedagógica

2.2 - Dados de Identificação da instituição de Séries Iniciais

Nome da instituição: Centro de Educação Infantil ABC II

Endereço:

Cidade: Caibi

Estado: Santa Catarina

Representante da Instituição: Marilete Perosa  

Cargo: Diretora

Nome do Profissional Referência (PR - Supervisor de Estágio): Rosane Belatto        

Cargo: Professora

Justificativa

A rede municipal de educação do município de Caibi-SC, que iniciou suas atividades em 1964, vem se construindo por um Projeto Politico Pedagógico produzido com a participação de professores, alunos e pais. Este envolvimento e comprometimento das pessoas que nesta rede atuam vêm, ano após ano, se constituindo num processo democrático de decisões.

Este projeto, recriado em contextos históricos que se alteram permanentemente, ponta rumo e direção ás ações educativas (processo ensino e aprendizagem) desta escola, “como um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis á efetivação de sua intencionalidade, que não é descritiva ou constativa, mas é construtiva”. Veiga (1997, p.13).

Sendo assim, este projeto politico pedagógico se constitui como diretriz para a implementação de varias modificações justificadas pela dinâmica realidade educacional no cenário politico, econômico e cultural da ultima década. Tais mudanças se materializaram em reflexões, estudos e debates realizados com professores da escola em vários encontros pensados para esta finalidade e esse processo culminou com a preposição de varias ações que se encontram relacionadas na ultima parte deste projeto.

Procurando articulas a analise da realidade politica, econômica, social e educacional brasileira, com as orientações, especialmente da resolução n° 17/99/CEE/SC e com a realidade denunciada por milhares de educadores, alunos, pais e pessoas das diversas camadas sociais e a comunidade escolar da escola, foi possível redimensionar o projeto politico pedagógico existente, produzindo esta nova versão.

Tal realidade diz respeito também a inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino. O proposito de inclusão da pessoa com deficiência nos diferentes seguimentos da sociedade não é algo novo, mas ainda se constitui num tema de grande complexidade que precisa estar presente nas pautas dos debates contemporâneos. Precisamos, portanto, evoluirdos discursos para a implementação de politicas que garantamos direitos da pessoa com deficiência, mostrando-lhe que para além dos seus limites, está a sua capacidade de superação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)   pdf (167.9 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com