TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Participação de Fórum - UNIP/LETRAS E INGLES

Por:   •  22/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  956 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO

Reunião: Fórum de Discussão da Disciplina Letras Interdisciplinar

Período: 14/09/2020 a 27/09/2020

Tutora:  Bruno César dos Santos.  

Aluna: Aldriene Garcia de Araújo/ RA: 0542066

  • CONTEÚDO ABORDADO NO FÓRUM

O tema deste Fórum de discussão engloba uma reflexão sobre os aspectos intertextuais que possibilitam diversos processos possíveis de releitura. Aonde foi sugerido a leitura e posteriormente a reflexão do trecho complementar do autor (PLATÃO e FIORIN) no qual cita o seguinte.

“A percepção das relações intertextuais, das referências de um texto a outro, depende do repertório do leitor, do seu acervo de conhecimentos literários e de outras manifestações culturais. Daí a importância da leitura, principalmente daquelas obras que constituem as grandes fontes da literatura universal. Quanto mais se lê, mais se amplia a competência para apreender o diálogo que os textos travam entre si por meio de referências, citações e alusões. Por isso cada livro que se lê torna maior a capacidade de apreender, de maneira mais completa, o sentido dos textos.”  

  • REFLEXÃO DOS PARTICIPANTES

A partir desse contexto os participantes interagiram, algumas das várias concepções apresentadas é que Ser um leitor hoje não importa em qual ferramenta ele vai ler, é uma descoberta de vários sentidos textuais, a leitura é um potencial que permite despertar conhecimentos de várias fórmulas incentivando a sua própria evolução no cotidiano. Diante disso a leitura é de tal importância em nossa vida, torna-se um hábito muito flexível nas pessoas que buscam conhecimentos na vida pessoal, quanto para profissional. No nosso entender a leitura desenvolve uma forma de pensar, de analisar para obter respostas rápidos. É importante ressaltar que teremos um desenvolvimento rico na compreensão que se expressamos, acreditamos que a leitura é importante na construção de um país mais justo e fundamental, ela se concretiza pela ação educativa.

   Na educação a leitura contribui muito para aprendizagem dos alunos como tínhamos falado, não importa qual método iremos utilizar para leitura

  • CONCLUSÃO

Diante disso pode-se observar diante do exposto pelos participantes do fórum que para se fazer uma análise razoável e satisfatória de um texto não verbal faz-se necessário que o interlocutor seja minimamente dotado de uma capacidade intelectual, para que possa observar além do aparente. O problema que vivemos uma realidade em que existe uma gama enorme de analfabetos funcionais, pessoas até mesmo com nível superior, não conseguem sequer ler e escrever corretamente, entendem o texto como entenderiam uma criança: apenas no sentido literal, não  conseguem dimensionar o conteúdo para além do aparente, é importante frisar que  entender um texto com a abrangência de sentidos faz toda diferença para uma melhor compreensão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com