TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unip Letras Professor Sob Ameaça

Por:   •  12/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.890 Palavras (8 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Licenciatura em língua portuguêsa

Prática de ensino: trajetória de práxis (PE: TP)

Postagem 1: texto dissertativo

Postagem 2: Carta ao professor André

Letícia Gomes de Oliveira

1863413

       Violência nas escolas: um tema complexo

A violência contra professores é uma realidade que vem aumentando a cada dia nas escolas públicas e privadas do nosso país e virou algo comum entre os docentes. Diariamente a grande maioria dos docentes sofrem ou já sofreram agressão física ou verbal, muitos professores abandonam sua profissão devido essa pressão que sofrem por parte dos alunos e a falta de providencias por parte da direção pedagógica e do estado ou adoecem por não terem mais condições psicológicas de voltar a lecionar em uma sala de aula, sentindo-se incapazes, desprotegidos e com medos de novos ataques.

Essa relação de violência de alunos contra professores não pode ser vista como algo normal, mas virou algo banal dentro das escolas, a grande maioria dos professores não prestam queixa da agressões sofridas, sentem medo de represálias, pois sofrem ameaças, insultos, até mesmo são roubados, vítimas de danos a seus carros, sofrem bulliyng pela internet, agressões físicas (socos, chutes, empurrões). E para piorar a situação dos professores, na maioria das vezes a direção pedagógica das escolas não toma nenhuma providência em relação aos ataques sofridos pelos docentes, tentam amenizar o problema e quem fica no prejuízo são os professores.

 Algumas escolas tendem a aprovar alunos indisciplinados, talvez pela falta de estrutura escolar, falta de investimento na educação, mas isso não é uma prática comum e jamais será o melhor caminho para resolver esse problema.

O Brasil tem o pior índice do mundo no ranking da violência contra professores, ocupando o primeiro lugar segundo dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

A violência no ambiente escolar representa um grande problema social. Muitos pais querem repassar para a escola e o professor a tarefa de educar, essa falta de estrutura familiar acaba aumentando os casos de violência nas escolas, adolescentes e jovens estão aprendendo em casa valores éticos e morais para o convívio pessoal, como respeito, cortesia, civilidade. As vezes por um descuido familiar, pais não dão limites para seus filhos, as vezes são condescendentes com essa falta de respeito e indisciplina de seus filhos, pois até mesmo esses pais cobram dos professores e são até arrogantes, ignorantes com os mesmo por não estarem satisfeitos com as notas dos filhos, baixos rendimentos, repreensões sofridas pelos filhos por sua indisciplina, como se a culpa fosse exclusivamente do professor, as vezes os filhos agem e fazem conforme espelham-se em seus pais. Por outro lado alguns pais não sabem do comportamento dos filhos na escola e são surpreendidos quando o professor conta.

Grande parte da culpa dessa violência gerada é dos pais, pois pela correria do cotidiano não dão importância a vida escolar de seus filhos, esquecem de repassar valores e regras de convivência social, nessa era da modernidade temos uma geração muito conectada que acabam se relacionando melhor no ambiente virtual do que social, mas recursos tecnológicos não podem ensinar valores, convívio social, promover posturas de vida. Outra parte da culpa dessa violência é do estado, por contratarem professores muitas vezes despreparados e não darem suporte para eles trabalharem nas salas de aulas, resultando em alunos entediados, ansiosos, desfocados e insatisfeitos com uma didática monótona. Os alunos precisam ser estimulados com aulas mais interativas e lúdicas que prendam a atenção deles nos conteúdos para que sintam vontade de aprender cada vez mais e necessitam da presença familiar no contexto escolar para assim reforçar os laços, vínculos produtivos na vida escolar.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), reserva a criança e ao adolescente o direito ao acesso e a permanência na escola, protege e ampara os adolescentes, trazendo uma doutrina jurídica da proteção integral, o conselho tutelar acaba protegendo de mais os adolescentes, desautorizando professores, fazendo com que os alunos tenham mais direitos que deveres. O professor precisa estar mais por dentro da legislação, quanto mais ele souber das leis de direitos e deveres do estatuto mais preparado ele estará para lidar com as relações do cotidiano no âmbito escolar. A escola deve buscar todos os meios cabíveis para resolver esse problema da violência, todas as formas recuperação destes alunos indisciplinados, buscando apoio de psicólogos, apoio familiar, os alunos indisciplinados acabam atrapalhando o rendimento escolar dos demais alunos que querem aprender, alunos indisciplinados precisam entender que o ECA não é uma lei que da direitos para que eles desrespeitem qualquer um em qualquer lugar como pensam muitos.

A violência nas escolas é um assunto complexo com muitas vertentes, um tema difícil e precisa ser melhor discutido e avaliado, todos tem sua parcela de culpa, não apenas um.

Caro professor André;

 Estive pensando muito em você  nesses  últimos  dias. Fiquei sabendo  do

ocorrido entre você e um aluno,  e que a situação não ficou das melhores. Aluno este  que  há  tempo  vem  tirando  a  tranquilidade  não  só  dos  professores,  mas também  das  escolas,  por  onde  tem  passado  e  de  sua própria  família  que  bem provável já perderam ô domínio sobre ele.

É lamentável André, como essas atitudes violentas vem se tornando uma

rotina  diária  em  nosso  dia  a  dia,   até  porque  na  maioria  das  vezes  são  os professores  os  mais  atingidos,  por  passarem  mais  tempo  com  eles  em   sala  de aula.  A falta de limites e a falta de respeito com o s profissionais da educação, é o que mais acontece nos nossos dias atuais, e em todas as classe s sociais, não é um  caso apenas  das escolas públicas,  mas também nas escolas particulares.

Esse problema  tem  vindo  já  bem  cedo  de  casa,  com  uma  má  disciplina  dos próprios  pais,  que  desde  cedo  já  perdem   o  domínio  sobre  os  seus  filhos,  e   isto vem refletir nos educadores, que são os que mais sofrem com a indisciplina dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com