TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre o que é a educação profissional e quais são os desafios de ser professor de língua inglesa no IF

Por:   •  17/1/2023  •  Relatório de pesquisa  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Alunos(as): Maria Clara Lisboa Teixeira

Turma: VB2

Disciplina: Práticas de Ensino 2

Professor/a: Sonia Hamid

Relatório sobre o que é a educação profissional e quais são os desafios de ser professor de língua inglesa no IF

A Rede Federal de Educação Profissional é a maior rede pública que oferta educação profissional no Brasil. Foi criada em 1909, pelo Presidente da República, Nilo Peçanha, responsável  pela  implantação  dos  Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Cefets).

De acordo com o professor Roberto e Newton, de forma específica, dentro do contexto do Instituto Federal, a educação é baseada em uma educação Politécnica. Esse conceito é marxista, onde o ser humano deve ser formado em todas as suas dimensões, para que ele possa se adaptar a qualquer situação que a sociedade o exija. A ideia desde o início era que essa educação não formasse pessoas alienadas, mas sim pessoas capacitadas e críticas. Nesse contexto, o indivíduo é capaz de observar o trabalho feito dentro de um todo e enxergar que ele pode se adaptar em diversas situações de trabalho, e por consequência, ser um agente de transformação dentro da sociedade.

Dentro dessa concepção, que se pensou na integração, pois vários estudos detectaram que no Brasil existe uma estrutura dual da educação. A educação profissional iniciou com o intuito de tirar pessoas da rua, dar uma assistência social de certa forma, e logo depois passou a capacitar as pessoas de forma restrita e isso gerou uma educação generalista, voltada para a elite, preparando uma sociedade mais acadêmica e intelectual, com desprezo para o trabalho manual do Brasil, que está atrelado ao nosso histórico passivo e de escravidão. As pessoas não querem esses trabalhos manuais, então se desenvolveu uma outra categoria de educação voltada para esses trabalhos, chamada de educação técnica. Para superar essa dicotomia e alcançar a educação politécnica em formação omnilateral, acontece essa integração das duas formas de educação, a área técnica com a área generalista, ou seja, a educação geral que é ensinada no ensino médio regular se junta com a educação técnica, para desempenhar alguma função em um setor específico na sociedade.

No Brasil, muitos jovens não podem se dar ao luxo de esperar se formarem no ensino médio para depois procurar um emprego, muitas pessoas são levadas a trabalhar antes da conclusão dos estudos, então essa formação Técnica Integrada tem a função de formar o indivíduo dentro do ensino médio com uma capacitação profissional para o primeiro emprego.

No Brasil esse projeto proposto ainda está em um andamento lento, pois um dos grandes desafios de ser um professor de ensino médio dentro de uma escola com uma educação profissional, é o fato dos profissionais ingressarem nessas escolas sem conhecimento sobre o que é essa educação politécnica e sem a devida qualificação.

Na área de ensino de línguas, muitas vezes os professores necessitam saber quais são as técnicas e metodologias para fazer com que o educando aprenda a língua adicional, sendo assim, um dos principais desafios do ensino de inglês na educação profissional é o fato de não existir uma metodologia totalmente desenvolvida para o ensino médio integrado na sala de aula, apesar da questão metodológica estar desenvolvida conceitualmente, o ensino de línguas continua estagnado sobre o que fazer na sala de aula para atingir o conceito de ensino integrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (294.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com