TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

Por:   •  20/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.682 Palavras (7 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

DEPARTAMENTO DE LETRAS

ANDRÉ FELIPE KREBS DA SILVA

Relato de experiência:  O PAPEL DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

maRINGÁ

2017

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

DEPARTAMENTO DE LETRAS

ANDRÉ FELIPE KREBS DA SILVA

Relato de experiência: O PAPEL DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

Relato de experiência apresentado ao Curso de Letras com habilitação Português/Inglês da Universidade Estadual de Maringá, como exigência da disciplina Estágio Supervisionado 2 – Língua Inglesa, como requisito parcial para obtenção de nota.

Professora Rosângela Alves

maRINGÁ

2017

RELATO DE EXPERIÊNCIA

O PAPEL DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

ANDRÉ, SILVA

RESUMO

O presente relato de experiência objetivou a reflexão do papel do professor de Língua Inglesa em colégios estaduais, por meio do estágio supervisionado de observação e colaboração que ocorreu em uma escola de São João do Ivaí (PR). Procurou-se alinhar as teorias estudadas à prática e para tanto, o estagiário e graduando utilizou-se de teorias indicadas pela professora coordenadora do Estágio Supervisionado II do terceiro ano do curso de Letras Português-Inglês da Universidade Estadual de Maringá. Os resultados apontaram que os alunos não acreditam na importância de se aprender inglês e que o estágio supervisionado realizado influiu no modo como o futuro professor percebe o ensino de inglês na escola pública. Ficou evidenciada a necessidade da autorreflexão por parte dos professores.

PALAVRAS-CHAVE: Estágio supervisionado. Ensino de inglês. Escola pública.

ABSTRACT

This study aimed at providing a reflection of the English teacher role in public schools, by the supervised training and collaboration in a school in São João do Ivaí (PR). It was intended to match the theories to the residence and for that, the academic used indicated theories by the teacher of the third period of Language & Literature course, at State University of Maringá. The results showed that the English students does not believe in the importance of learning English and the supervised training changed the way the future teacher perceive the English teaching in a public school. It became clear that teachers need auto-reflection.

KEYWORDS: Supervised training. English teaching. Public schools.

INTRODUÇÃO

Para professores em formação, ensinar inglês pode parecer uma tarefa assustadora. O período do estágio supervisionado caracteriza-se como a oportunidade de se ter contato com o ensino de língua inglesa na prática – em sala de aula. O que os graduandos que ainda não exercem a profissão viram até o presente momento é apenas o “ouvir falar”, ou quiçá relatos dos próprios alunos das escolas, além das teorias estudadas na graduação. As pesquisas conduzidas por Ortenzi (2005) demonstram que há a necessidade de propiciar aos futuros professores de inglês maior contato com a sala de aula e seu contexto durante a graduação universitária. Ao perceber o quão importante é o estágio supervisionado e os primeiros contatos com a prática profissional, objetivou-se aprofundar nesse estudo as influências da autorreflexão dos futuros docentes acerca do que é ensinar a língua inglesa.

METODOLOGIA: As metodologias utilizadas foram a de prática de observação de aulas de inglês in loco e de  colaboração com o professor titular, através da divisão de tarefas e auxílio ao mesmo. O período observacional foi de 8 horas-aula e as colaborações com o docente titular de 4 horas-aula, divididas entre uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental e uma turma de 1º ano de Ensino Médio, em um colégio público situado na cidade de São João do Ivaí (cerca de 10 mil habitantes), norte do Paraná. Ambas as turmas são do período matutino e contam com aproximadamente 30 alunos.

DISCUSSÃO:

Ensino Fundamental: Observação

        As aulas para o 9º ano do Ensino Fundamental consistiram na exibição de um filme (Dez coisas que odeio em você - 1999), leitura de texto, atividade com música e resolução de exercícios. O filme, de temática jovem, agradou os alunos, apesar de ter sido exibido dublado, impróprio para aula de inglês. O correto seria exibir o filme com áudio original assomado das legendas em português, porém o contexto situacional e conhecimentos prévios dos alunos não permitiram a exibição do filme em inglês, compreensivelmente. Nas próximas aulas, a professora propôs a leitura de uma breve biografia de Shakespeare, cujo filme assistido anteriormente era baseado na peça “A megera domada”. Dessa forma, em uma sequência didática, atrelou-se o filme ao escritor, e seguiu-se com exercícios.        Houve muita conversa paralela e desinteresse, e a professora mostrou-se descontente com a falta de engajamento dos alunos.  

        A professora, apesar de muito dedicada e graduada em Letras Português/Inglês, deixou clara a sua dificuldade no domínio do inglês, solicitando ajuda dos estagiários para a leitura do texto. Em nenhum momento mostrou-se ressabiada ou constrangida com a presença dos estagiários, pelo contrário, usou os estagiários como exemplo para motivar seus alunos a buscarem, também, o inglês avançado.

Ensino Fundamental: Colaboração

A colaboração realizada no Ensino Fundamental consistiu de aplicação de música em inglês, da canção “Can’t take my eyes of you”. Os estagiários assumiram a posição do professor e realizaram uma atividade cantarem todos juntos, e na sequência distribuíram uma folha de exercícios, incluindo “fill the blanks” com a letra da canção.

ATE AQUI OK

Ensino Médio: Observação

As 4 aulas observadas no 1º ano do Ensino Médio foram bastante tradicionais. Nas duas primeiras, a professora passou um conteúdo gramatical (Past Continuous Tense) no quadro e pediu aos alunos que copiassem. Depois explicou brevemente como funciona a estrutura e deu alguns exemplos que já estavam no quadro. Nas outras duas aulas, o conteúdo foi sobre o Halloween. Ela entregou uma cópia de um texto com alguns exercícios e pediu a eles que tentassem resolvê-los em duplas. Durante a aula ela foi atendendo individualmente as duplas, procurando dirimir as dúvidas e facilitar a resolução dos exercícios. A correção foi realizada de forma coletiva ao fim da aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (213.6 Kb)   docx (481.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com