TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre os Eventos oriundos da Semana de Consciência Negra

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2

IFBA – Campus Santo Amaro                                Modalidade: Integrado

Disciplina: Português        Professor: Cleberton

Aluno: Murilo Fernandes         1º ano B Eletromecânica

Relatório sobre os eventos oriundos da semana de consciência negra

01/12/15

Primeiro Dia

Na abertura dos eventos da semana da consciência negra, houve uma palestra sobre politicas afirmativas e uma peça do CRIA ( Centro de Referência Integral a Adolescentes ).

Primeiramente foi visto a palestra que deixou claro o objetivo das Politicas Públicas, que são acoes afirmativas visando o  fim de toda e qualquer discriminação, tendo como principal objetivo a igualdade racial , com os olhos muito voltados à qualidade educacional de colégios públicos por ventura frequentado por aqueles com baixa condição socioeconomica. Querendo garantir vagas para  negros em todos os âmbitos possíveis, Desta forma buscando quanto mais igualdade possível .

Após a palestra veio a peça do CRIA, rica de protestos bem fundamentados e baseada no cotidiano preconceituoso e violento vivenciado pelo jovem afrodescendente, apontando soluções e o forma muitas vezes matura que a vítima lida com o acontecido. O grupo em si, já faz uma enorme contribuição social, ajudando adolescentes, ensinando-os bons princípios, e já introduzindo jovens no ramo teatral. Aí vemos a importância do CRIA no apoio a jovens, ensaiando para apresentar ao publico não só uma peça teatral mas sim que se ensinarmos o bem aos jovens, podemos construir um belo futuro.

Segundo Dia

No segundo houve uma abertura no ginásio com presença de docentes participantes do evento e um grupo ótimo de capoeira que fez a primeira demonstração da herança africana do dia, logo após vieram as oficinas, que dividiram grupos de estudantes para assistirem cada grupo uma palestra sobre certo assunto, todos ligados a cultura herdada e sincretizada da África pelos brasileiros.

Na oficina de musicalidade com o palestrante Rafael ficou bem clara o nível de alienação da população brasileira, principalmente por parte dos baianos que por culpa da coerção de um sistema que apresenta somente o que lhe provem acaba desfazendo de sua própria cultura, muitas vezes nem ao menos chegando a conhecê-la, muitos por não ter fácil acesso outros por desleixo. A palestra exaltou a importância dos músicos do recôncavo e sua forma original de compor em meio a dificuldades, trazendo certas curiosidades e despertando interesses musicais de raiz em seu publico.  Sendo a palestra sensacional, deve-se os parabéns ao Musico Rafael por compartilhar tanto seu enorme conhecimento musical quanto sua forma de emanar energias extremamente positivas cativando seu publico.

01/12/15

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (155.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com