TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Social : Semana da Consciência Negra

Por:   •  5/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 7

Projeto Social

Dia da Consciência Negra – 20/11/2017

Aluno: Adriana Cristina Fontoura da Costa

Curso: História – Licenciatura

RA: 1088635

Escola: EE Prof° Caio Albuquerque

Período: Matutino e Noturno

Projeto Social

Semana da Consciência Negra (Introdução do Ensino da História da áfrica)

1. Introdução

Esse projeto foi desenvolvido junto aos alunos do Ensino Médio da Escola E.E. Profº Caio Albuquerque, foi realizado em duas semanas, em um total de 50 horas, a primeira semana foi utilizada para a execução dos trabalhos, planejamento da exposição dos alunos e a segunda semana para apresentação dos trabalhos e mostra de filmes, tanto para os alunos, como para a comunidade e seus familiares. Esse projeto teve o apoio dos professores de história, artes e coordenação e direção da escola.

Aproveitamos esse projeto para discutir e refletir sobre o tema da Consciência Negra, na semana em que comemora-se o dia desse evento, (20 de novembro) em homenagem ao dia da morte do líder quilombola negro Zumbi dos Palmares, essa exposição ficou a disposição em toda a semana do dia 20.

O ensino da história da áfrica, passou a ser obrigatório dentro da grade curricular das escolas pela lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, com os temas do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.

Para maior interesse dos alunos pelo tema, propusemos pesquisas, debates, filmes, confecções de trabalhos, cartazes, pesquisas de artesanatos e culturas dos povos africanos e suas interferências em nossa cultura, e ainda a história dos quilombos.

Na exposição, com o apoio da escola, ainda conseguimos montar uma sala com projeção de filmes ligados ao tema, com sessões durante a semana, podendo familiares e a comunidade assistir ao evento.

2. Objetivos Gerais

- Apresentar a história da África de uma maneira lúdica

- Mostrar ao público alvo, a importância dos africanos na construção da identidade nacional.

- Trabalhar junto aos alunos o tema sobre o preconceito racial

- Utilizar para a exposição, fotografias, imagens (iconografia), pintura, literatura e produções cinematográficas.

- Confeccionar cartazes referentes ao assunto proposto.

- Pesquisar sobre os quilombos existentes na atualidade e como funcionam essas comunidades.

3. Objetivos Específicos

- Contribuir com o senso crítico e conhecimento dos educandos.

- Proporcionar ferramentas para que os alunos compreendam a contribuição dos africanos na construção da identidade nacional, quais as contribuições culturais e costumes influenciaram nossa nação.

- Promover debates e diálogos sobre as diversidades existentes em relação às diferenças raciais.

- Incentivar os alunos a criarem interesse no saber da construção dessa identidade.

4. Metas

- Mostrar aos alunos o que os africanos trouxeram consigo a respeito das mais diversas áreas do conhecimento: culturas, religiões, línguas, artes, ciências,tecnologias e o quanto esses saberes colaboraram com nossa nação.

- Procurar compreender os processos políticos e a regularização da obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em nosso país, para poder cumprir com o desenvolvimento da temática na gestão do sistema e da escola e no cotidiano das práticas pedagógicas.

- Mostrar aos alunos que os escravos desempenharam papéis variados na economia ao longo do período de colonização (século XVI ao início do XIX) e durante praticamente todo o Império (1822-1889), sendo mão-de-obra hegemônica na produção de açúcar, na mineração de metais preciosos e em boa parte da produção cafeeira, além de atuarem em inúmeros outros setores da economia e da produção artístico-cultural.

5.Justificativa

Este projeto tem como objetivo, facilitar a compreensão sobre a diversidade que existe em nosso país, ampliando a visão de igualdade racial, e procurando amenizar os preconceitos existentes, mostrando a miscigenação no Brasil e com um conhecimento mais profundo sobre o tema procuramos mostrar a importância da influência africana na construção da identidade cultural brasileira. O ensino de História da África, não deve ser um evento isolado, mas sim ser inserida de forma permanente pelo educador, assim, atendendo a legislação brasileira inserida na LDB Lei 10.639/03, que também foi instituído o dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.

Esse tema deve ser inserido através de pesquisas, diálogos e debates, trabalhando a temática em sala de aula e utilizando de materiais didáticos e outras ferramentas necessárias. O conceito de História Geral da África significa, essencialmente, que o continente deva ser entendido como uma totalidade, considerando os africanos como sujeitos e não meros objetos da história.

6.METODOLOGIA

A metodologia a ser realizada será:

• Realização do planejamento prévio;

• Identificar e destacar aspectos em alguns países do continente africano.

• Levantar quais quilombos ainda existem no país e como eles vivem;

• Pesquisar quais foram as influências africanas em nossa cultura;

• Fazer um levantamento e analise dos filmes que serão exibidos;

• Selecionar e estabelecer uma ligação entre o tema a ser estudado e o conteúdo que será exibido nos filmes;

• Pesquisar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com