TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Sobre Estágio Supervisionado

Por:   •  30/3/2022  •  Resenha  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Crítica

Ambos os artigos, escritos pela aluna de Ciências Biológicas Katieli Bernardy, pela pedagoga Izabel Cristina Scalabrin e pelas renomadas professoras Dirce Maria Teixeira Paz, da Unicruz e Adriana Maria Corder Molinari da Unar, discorrem sobre o papel do estágio para a completa formação do aluno que logo estará atuando nas salas de aula.

Ser professor no Brasil é viver em constante luta contra a realidade precária que é encontrada nas escolas do país. Por isso, Izabel e Adriana enfatizam a importância do estágio como forma de primeiro contato com essa verdade, pois muitos alunos das licenciaturas possuem uma visão utópica do cotidiano das salas de aula devido aos estudos baseados somente na teoria.

Katieli e Dirce pontuam que cada vez mais solicitam-se professores mais capacitados e habilidosos, e é justamente no estágio que o aluno percebe se sua escolha profissional atente as suas habilidades técnicas, além de solucionar problemas comuns do dia a dia em sala com o auxílio de um professor capacitado e experiente.

Os cursos de licenciatura buscam integrar a teoria e a prática, sendo o estágio supervisionado uma forma de unir os dois lados e levar o aluno a exercer seu lado criativo e exercitar suas habilidades. Além disso, o estagiário é levado a atuar mediante as adversidades da educação pública, por exemplo, como a falta de espaço seguro para a prática de certas atividades, salas muito pequenas com número elevado de alunos e falta de material básico.

Os artigos pontuam a importância da interação entre o estagiário e o professor pois muitas vezes o professor não o recebe bem por achar que sua presença atrapalha seu planejamento e o andamento da matéria. Deve haver uma união entre todos os profissionais dos diversos níveis educacionais priorizando sempre a compreensão e o desenvolvimento dos alunos em sala de aula, pois só assim haverá uma mudança de verdade na precária educação brasileira.

Izabel e Adriana esclarecem que é no estagiário que o aluno se identifica ou não com a sala de aula e tomam a decisão de recuar ou avançar. Elas também são muito certeiras ao enfatizar que os professores que acabam de iniciar sua caminhada de forma sozinha e insegura precisam de uma formação continuada, como uma forma de acompanhamento e incentivo para inovar e trazer melhorias para a sala de aula.

Os artigos são de útil leitura não só para os alunos de licenciatura como para os atuantes da área de educação pois influenciam diretamente na formação desses estudantes, e também para o público em geral que queria entender um pouco mais sobre a educação no país e as dificuldades enfrentadas por seus profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com