TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Estágio Supervisionado

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha Crítica

GUARNIERI, Maria Regina (org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

A textualização da obra de Maria Regina Guarnieri tem importante relevância no que diz respeito às teses que ajudam os professores iniciantes a entender, que é no exercício da profissão que se aprende a ensinar, trazendo impressões analisadas pela autora e reveladas pelas competências de docentes que se submeteram a sua pesquisa, contribuindo assim para entendermos o ato de aprender e para entendermos melhor o ato de ensinar, ou seja, colocamos na prática o teórico aprendido nos estudos. O tema central do trabalho da autora auxilia os professores novatos a construir novos saberes além dos já dominados por eles nesta difícil tarefa de ensinar, conciliando, assim as práticas de ensino semelhantes entre si.

Através de uma linguagem bastante clara a autora da obra mostra as diferentes existências de competências que existem no ambiente escolar, o que por vezes embaça o trabalho do professor iniciante, que para ultrapassar estas barreiras precisa dominar, na sua competência de ensinar, tanto a parte teórica, o contexto escolar e a prática escolar por meio da reflexão; capaz de nos dar uma grande lição de múltiplas vivências importantes dentro do contexto pela troca de idéias que podem ser muito úteis ao professor iniciante quando o assunto é educar. Uma característica marcante no trabalho de Maria Regina Guarnieri é sua perspectiva investigativa buscando as diferenças entre os professores experientes e iniciantes, a formação básica e o início da carreira, entendendo assim o contexto do trabalho do professor, sua maneira de ensinar e o seu compromisso com a profissão.

Sua pesquisa transcorre sobre as dificuldades na docência inicial, pensando-se sobre o saber, o aprender e o ensinar; as mudanças rápidas do professor iniciante que leva em conta que a escola é o campo da aplicação teórica, que o exercício da profissão é condição para consolidar o processo de torna-se professor, que além das teorias aprendidas nos seus estudos pode-se, ele próprio, criar as suas dentro do exercício da profissão, refletindo criticamente sobre sua maneira de atuar em sala de aula e como melhorar. O trabalho da autora representa um momento reflexivo sobre a formação do professor, reconstrói os momentos e os espaços formativos deles e aponta que cursos de formação e professores precisam desenvolver canais de comunicação para que o iniciante consiga aplicar na prática aquilo que ele aprendeu, significando, portanto, que se precisa rever a trajetória na formação docente e reconhecer a possibilidade do professor ser protagonista na arte de ensinar. Outro ponto fundante analisado no trabalho diz respeito a rotina existente na escola, onde os professores veteranos estão ligados as práticas pedagógicas rotineiras existentes no meio escolar, resistindo assim as práticas mais novas quando aplicadas por professores iniciantes, ou seja, é mais uma barreira que o iniciante precisa assimilar para alcançar o patamar de bom professor.

É possível afirmar que este trabalho é um expoente quando se trata do início da carreira docente, oferecendo uma visão para testes de idéias, caminhos para transformar o padrão de aprendizagem e ensino na primeira docência, além de trazer importantes dicas de consciência e reflexão do trabalho do professor, limites de suas práticas pedagógicas e a certeza que a prática não ensina por si só, que a teoria também é positiva e alcançar o nível mais alto de conhecimento entre ambas evidencia o desenvolvimento profissional do professor iniciante. Trata-se de uma publicação de significativa importância e abrangência e que é emergência uma docência inclusiva nos espaços escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com