TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Introdução aos Estudos da Linguagem

Por:   •  28/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 3

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PONTES E LACERDA[pic 1][pic 2]

Docente: Maraline Soares Discente: Fabiana Gusmão 1° semestre/ Letras

Disciplina: Linguística: Introdução aos Estudos da Linguagem

Orlandi, Eni. Pulcinelli. O que é Linguística. SP: Brasiliense,2007.

Eni Pulcinelli Orlandi, possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo(1964), mestrado em Linguística pela USP (1970), Doutorado em Linguística pela USP e pela Universidade de Paris/Vincennes (1976). Dedicou suas pesquisas na análise de discurso do viés Francês do filósofo Michel Pecheur, enfatizando a relação entre o sujeito, discurso, historia , sentido e a ideologia. È autora de diversas obras literárias e, dentre essas, do livro O que é Linguística?

Neste livro, a autora apresenta os conceitos de língua e linguagem e fala principalmente sobre a Linguística; ciência que estuda a linguagem humana.

Está organizado em sete tópicos, São eles: 1 Saber e Poder - 2 O que é e o que não é Linguística - 3 Duas obras, um Saussure e nenhuma publicação - 4 As muitas Funções - 5 O social e o Cultura - 6 Uma parada - 7 Indicações para leitura .

Inicialmente, a autora ressalta á necessidade do homem de explicar as coisas existentes no mundo inclusive a linguagem, através do domínio e o conhecimento da mesma. Como: "Por que falamos? Para que falamos? Como falamos? Por que as línguas são diferentes? O que são as palavras? O que elas produzem?"(Orlandi,1986,p.7).

O interesse do homem pela linguagem é antigo. Mas de uma ciência moderna. A autora ao desenvolver seu trabalho, mostra de forma completa e simples aspectos fundamentais, entre eles: o surgimento da Linguística e suas raízes que iniciam na Grécia antiga, Índia (redescoberta do sânscrito), passando pela Idade média, Idade moderna e Idade contemporânea. (destaque para o século XlX e XX), Onde finalmente

a Linguística nasce. Más ainda enfrenta obstáculos para se firmar como ciência. Como explana a autora: “A Linguística é uma ciência recente: inaugurou-se no começo do século XX. Não foi sem dificuldades que a reflexão sobre a linguagem conseguiu se impor como ciência. Para isso teve que demonstrar o apuro de seu método e a configuração precisa de seu objeto”(Orlandi,1986,p.9).

Mas adiante a autora diferencia a Linguística da gramática. A linguística estuda a linguagem verbal humana, e a gramática prescreve normas ou dita regras de correção para o uso da língua. A autora ressalta ainda que; o estudo da linguística se dá por meio dos sinais que o homem produz quando fala ou escreve que são chamados de signos (semiologia). Orlandi, faz ainda um retorno aos séculos XVll e XlX , sendo primeiro "o século das gramáticas gerais" e o segundo tendo como ponto relevante as "gramáticas comparadas"

De acordo com a autora, toda ciência tem de ter uma metalinguagem para estabelecer definições, conceitos, objetos e procedimentos de análice. A linguística, embora sendo uma ciência humana, valoriza a metalinguagem formal.

Em seu próximo tópico a autora apresenta Ferdinand de Saussure, considerado o pai da Linguística moderna. E fala sobre a sua obra O Curso da Linguística Geral sendo resultado de anotações de aulas, reunidas e publicadas por dois de seus alunos: Ch. Bally e A. Sechehaye. Orlandi ressalta ainda que, Saussure ficou conhecido pelo Curso, más talvez não tenha sido a tarefa no qual ele mais se empenhou. Ele dedicou-se um tempo considerável ao estudos de anagramas. “Anagramas são palavras formadas pela transposição de letras de outras palavras ou frases”(p.21). Saussure preocupava-se em mostrar a existência de um texto sob um texto poético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (120 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com