TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Literária Senhor dos Anéis

Por:   •  25/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha de leitura literária.

Ficha Técnica

Título: O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel

Título original: The Lord of the Rings – The Fellowship of the Ring

Autor: J.R.R. Tolkien                          Editora: HarperCollins

Páginas: 576                                      Ano de lançamento: 1954. Edição de 2019

Enredo

Essa história de literatura fantástica foi dividida em três partes, a que essa resenha se destinará é sobre a primeira de subtítulo ‘A Sociedade do Anel’.

Tudo começa na Terra Média, numa região denominada Condado, onde os pacatos seres ficcionais do povo hobbit, vivem, criaturas menores do que anões, que estes últimos são menores que seres humanos. Bilbo Bolseiro, uns dos raros hobbits que adoram se aventurar, decide deixar o Condado, mas deixa a seu parente Frodo uma herança: seu anel mágico que o deixa invisível.

Surgindo inesperadamente, o mago Gandalf diz a Frodo que na verdade aquele era o Um Anel, um objeto portador de um poder demoníaco de Sauron, o antigo Senhor Sombrio, que pretendia subjugar toda a Terra-Média e fazer todos os seus habitantes de seus escravos.

O meio para impedir tal destino trágico é destruir o Um Anel na montanha de fogo em que foi forjado, em Mordor, nos domínios de Sauron. Por conta disso, Frodo e seus amigos Sam, Merry e Pippin decidem deixar o Condado para essa missão e se juntam aos representantes que estão resistentes contra Sauron e formam “A Sociedade do Anel”.

Personagens

Os personagens principais são Frodo, Gandalf, Aragorn, Sauron. Já os coadjuvantes são Sam, Merry, Pippin, Boromir, Bilbo. Todas as ações dos personagens giram em torno desse anel e o poder que ele exerce. A personalidade e desenvolvimento dos personagens são moldados a partir do que vem acontecendo em relação a esse objeto. O quanto eles estão dispostos a resistirem ao poder e destruir o anel. O quanto eles conseguem não serem gananciosos e completarem a missão. Como desempenham o companheirismo. Mesmo com desavenças antigas e intrigas, todos os precisam superar as diferenças para salvar a Terra-Média.

Como essa é a primeira parte da história, conhecemos os personagens com suas características iniciais. Essa pode ser uma jornada conhecida por ser a do Frodo, mas os personagens que estão na sociedade desenvolvem papéis tão importantes quanto, em maior ou menor relevância.

Escrita do Autor

J. R. R. Tolkien como escritor pioneiro de fantasia, não escreve sem um nível de detalhamento apurado ou sem muitas explicações, ele vai detalhar até mesmo aquilo que o leitor pense que não era necessário detalhar, nos fazendo mergulhar ainda mais nessa fantasia.

Nessa publicação, ele traz pitadas de humor, aventura e muita fantasia medieval. Menciona histórias antigas ou mencionadas inicialmente em obras pregressas, para expandir o universo fantasioso da sua historia. Ele mistura criaturas místicas junto a humanos.

Através de uma linguagem acessível, o texto mescla momentos de narração, com momentos de diálogos diretos, que dão maior senso de realidade à história, mesmo de um mundo que não existe, fora das letras. O final dá abertura para uma continuação e isso instiga mais a querer saber o que vem em seguida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com