TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Senhor Das Moscas

Dissertações: Resenha Senhor Das Moscas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 3

O filme “Senhor das Moscas” conta a história de crianças que após sofrerem um acidente aéreo ficam perdidas em uma ilha deserta, esperando serem resgatadas. Para que consigam retornar aos seus lares, as crianças buscam se organizar para sobreviverem até que os encontrem. Dessa forma, a primeira atitude é a eleição de um líder por todos do grupo, neste caso Ralph.

No começo tudo era perfeito, pois não existiam aulas, adultos, e nenhuma responsabilidade costumeira, apenas “férias” em uma ilha tropical. Com o passar do tempo, problemas começam a surgir. Dúvidas em relação ao resgate e divergência entre ideias. Esses conflitos de pensamentos origina a criação de outro grupo na ilha, comandado por Jack.

Ralph era o mais velho, e por isso no inicio foi escolhido para liderar. Ele oferecia maturidade, organização e responsabilidade. Um homem que liderava pela influencia, e não pela autoridade. Tinha o afeto e respeito da maioria do grupo, por isso suas ordens eram aceitas. Quis criar regras, delegar funções e atividades para cada um na ilha, para que conseguissem sobreviver da melhor e mais organizada maneira. Exemplo disso foi a regra de cuidar para que a fogueira de sinalização não apagasse, a concha que dava voz a quem estivesse com ela em mãos, regras para a “casa de banho” e etc.

Jack, não estava disposto a se adaptar a essa rotina. Queria se dedicar apenas a caça e brincadeiras, deixando as atividades coletivas de lado. Isso fez com ele entrasse em conflito com Ralph, e em determinado ponto saísse do grupo, criando outro e sendo seguido por algumas das crianças. Jack assumiu uma postura selvagem, marcada pela cara pintada e a vontade incansável de caçar. Era rebelde, e não seguia nenhuma regra e nem responsabilidade imposta pela sociedade, tendo em vista, que por estarem perdidos e isolados o que predominava não eram os costumes sociais, e sim os costumes naturais de cada um.

Cada vez mais isolado, Ralph não abria mão daquilo que acreditava estar certo e ser o melhor para todos do grupo. Alguns por questão de sobrevivência, como no caso dos meninos que não entregaram Ralph para Jack, mudaram de grupo, pois acreditavam que o que Jack oferecia era mais concreto. Mesmo tendo afeto pelo líder, viram no outro grupo chances maiores de sobrevivência.

Diferente de Ralph, Jack não liderava apenas com o carisma, com o respeito que tinha dos outros meninos devido a sua maturidade, mas sim pelo mito imposto no monstro da caverna. Com todos acreditando e tendo medo, se sentiam protegidos ao lado dele. Usava o lado emocional dos outros meninos para ter poder e influência sobre eles.

Porquinho era o mais racional, o que mantinha o equilíbrio entre os meninos e os grupos. Na hora da selvageria, das brigas, era sempre ele que terminava com elas. Procurava resolver os atritos de forma mais racional e pacífica. Tanto que na hora em que foi morto, a sua atitude foi uma medida para acabar com a briga entre Ralph e Jack e pacificar a convivência de todos. O problema é que muitos deixaram de acreditar que seriam realmente resgatados, e por isso passaram a não pensar nas consequências das suas atitudes e no que poderiam resultar. Já que para eles, na ilha, as regras seriam criadas por conta própria. Não havia a presença da lei, e nem de um adulto que diante eles representaria a autoridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com