TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre a Conferência do Pro. Dr. Carlos Faraco na Abralin Sobre Pedagogia da Variação Linguística

Por:   •  8/5/2022  •  Resenha  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO

FACULDADE DE LETRAS

DISCIPLINA: OFICINA DE COMP. E PROD. ORAL EM PORTUGUÊS

TURNO: NOITE

DOCENTE: FÁTIMACRISTINA

ALUNO: ANA PAULA BORGES DE OLIVEIRA

MATRÍCULA: 201809140193

Belém

2020

Resenha sobre a conferência do Pro. Dr. Carlos Faraco na Abralin sobre pedagogia da variação linguística

                     A partir da apresentação feita pelo Prof. Dr. Carlos Faraco na ABRALIN, inicia-se uma discussão sobre as propostas e as dificuldades da Pedagogia da variação linguística, de modo que a variação linguística está ligada e interseccionada com outras pedagogias dentro da sociolinguística educacional, sendo elas a pedagogia da oralidade, de produção de texto, etc.

                    O sociolinguista defende a causa de que essas pedagogias precisam ser independentes de quais sejam, bem informadas e consistentes em seus conteúdos. No mais, o professor defende que se precisa integrar o fenômeno da variação linguística em todos os âmbitos do ensino da Língua portuguesa e que se precisa ter um aprendizado sobre a diversidade linguística entendendo que a língua é heterogênea e diversificada desde que entramos no ensino básico.

                    Além disso, a pedagogia em si, observa-se que não é somente o que ensinam, mas como ensinam, e dentro desse contexto, com a integração da variação linguística dentro da pedagogia e do ensino, essa não fuja da realidade heterogênea. Dito isto, os alunos terão atividades e projetos didáticos que contribuem para que estejam envolvidos em ações interacionais, as quais os falantes estão presentes e prontos para superar a negatividade sobre boa parte do que diz respeito à variação linguística, tendo como objetivo mostrar que a realidade social do falante reflete, sem duvidas, em sua realidade falada. Sendo assim, a proposta de apresentação de projetos que entendam a sociedade de forma abrangente.

                    Faraco também explicita que os objetivos da pedagogia da variação linguística tem ligação à compreensão de que a heterogeneidade da língua é entender a sociedade criticamente. À cerca desta ideia, ele diz que a execução de projetos que envolvam a sociologia e a historia, permitiriam que os alunos entendessem que uma sociedade que passou por momentos históricos, políticos e econômicos muito diferentes por tantos anos, é uma sociedade culturalmente, indiscutivelmente, partida e que esta sociedade embasa uma construção demográfica da sociedade atual e a mesma reflete na variação linguística de forma direta.

                   É interessante toda essa discussão no meio dos tempos em que estamos, pois a língua falada das pessoas dentro da sociedade é uma verdade absoluta: a língua falada é reflexo direto de onde estamos dentro do meio em que vivemos. O Dr. Carlos também enriquece a apresentação com trabalhos no meio educacional que ajudam a desenvolver praticas pedagógicas que assumem papeis que permitem o discente mergulhar em um ambiente que se tenha acesso ao respeito linguístico incondicional, promovendo assim um sistema interacional dentro do meio educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com