TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO TEXTO INTRODUTÓRIO DO LIVRO: HISTÓRIA DA PEDAGOGIA - DE FRANCO CAMBI

Por:   •  4/9/2017  •  Resenha  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  2.252 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE DE AGUDOS – FAAG

Curso de Pedagogia

História da Educação I

MARCIA MARIA LAURENTINO DE OLIVEIRA

RESENHA DO TEXTO INTRODUTÓRIO DO LIVRO “HISTÓRIA DA PEDAGOGIA”, DE FRANCO CAMBI

Agudos-SP

2015

MARCIA MARIA LAURENTINO DE OLIVEIRA

RESENHA DO TEXTO INTRODUTÓRIO DO LIVRO “HISTÓRIA DA PEDAGOGIA”, DE FRANCO CAMBI

Resenha apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina “História da Educação I”, do curso de Pedagogia da Faculdade de Agudos, sob responsabilidade do Prof. Me. Wagner Antonio Junior.

Agudos-SP

2015


1  DA HISTÓRIA DA PEDAGOGIA À HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

A história relata as mudanças ocorridas ao longo dos 25 anos da “história da pedagogia”, como era chamada, sendo essa uma das mudanças ocorridas, onde a história passou a ser “história da educação”. No texto o autor impõe perguntas e respostas para que possamos entender a história. Como e porque ocorreu essas mudanças?

A última pesquisa elaborada no século XIX mostra a história como ideologicamente orientada, ponto particular sobre os ideais e teorias. Não se tratava de processos educativos reais, como a diversidade de classe social, ou até mesmo das práticas educacionais para a contribuição do conhecimento. O texto relata que a educação desenvolvida era em torno dos próprios ideais, de forma que a pedagogia era fortemente influenciada pela filosofia.

Um estudo mais aprofundado e em particular, apresenta uma discussão nesse processo, abre uma visão mais crítica, que deixa de apresentar uma pedagogia idealista, e nos mostra aspectos concretos e contingentes. No século XIV na Europa e nos EUA a história era predominada pelo estudo ideológico, delineada apenas pelas filosofias. Contudo, essa prática teorético-filosófica teve uma realização mais concreta com o idealismo de Gentile na Itália. Gentile defende a pedagogia como a teoria da autoafirmação do espírito, e na escola gentiliana fica marcada na história da pedagogia pela sucessão da ideias.

E dessa forma a história permaneceu por muito tempo. Após segundo pós guerra, o campo pedagógico também passou por crise. Devido a isso, iniciou- se o processo de substituição, para “história da educação”, deixou de ser filosófica e foi constituída como um saber interdisciplinar, com diversas ciências, passou a ser o papel central na vida social.

Como o passar dos anos, na década de 50 e 60, fazer história ficou mais fácil, deixando de ser modelo teoreticista, passando a ser bastante articulada e diferenciada.

Nos anos 70 o texto relata que “a passagem da história da pedagogia para uma mais rica e orgânica história da educação tornou-se explicita, insistente e consciente, afirmando-se como uma virada decidida e decisiva.”

Nesse contexto, o autor nos mostra uma verdadeira mudança, uma legitima revolução historiográfica, que de um modo “fechado”, a pedagogia passou a um modo “aberto” com articulações e variedade de métodos.

2 TRÊS REVOLUÇÕES EM HISTORIOGRAFIA

Karl Heinrich Marx foi um filósofo, cientista político, e socialista revolucionário muito influente em sua época, até os dias atuais.

Através do estudo feito por ele, que obteve algumas transformações, Além disso, foi Marx que trouxe eventos econômicos e políticos.

Gramsci foi uma grande influência nas pesquisas históricas , como se fosse uma conquista, essas descobertas são pesquisas bem completas e bem investigadas.

Falava-se de uma revista que se inspirou em ideias e trouxe referencias e renovações para as pesquisas históricas.

Psicanálise- É o estudo das mentalidades coletivas e individual.

Ladurie- É um historiador francês cujo trabalho é focado principalmente sobre Languedoc no Antigo Regime, particularmente a história do campesinato.Sua historia foi marcada por obter alguns acontecimentos em comum com a genética no âmbito da produção dos acontecimentos da historia cultural.

 O texto também relata que: Deveriam aprimorar suas ideias, e dessa maneira desenvolver um novo campo para seus documentos e arquivos.

Braudel- foi um historiador francês e um dos mais importantes representantes da chamada "escola dos Annales". Ao longo de sua vida, os seus estudos concentraram-se em três projetos principais: O Mediterrâneo;Civilização e Capitalismo ;Identidade de França.Foi quem mostrou a revolução do tempo, ou seja , ele particularmente mostrou que o tempo histórico é diferente dos relógios artificiais.


3 AS MUITAS HISTÓRIAS EDUCATIVAS

                Atualmente, a história da educação é entendida com a junção de muitas pesquisas e marcos anteriores.

                O autor relata que se tivessemos que caracterizar as diversas histórias no campo educacional, poderíamos relatar o âmbito da autonomia, setoriedade e de tradição de pesquisa, teorias, instituições, políticas e âmbito.

                Podemos dizer que são as “visões” de mundo que norteiam uma pesquisa. São aspectos básicos capazes de formarem uma pesquisa. A junção crítica dos saberes, a reflexão, por exemplo, constitui ideias, logo resultados de pesquisas hoje diferentemente dos ideais antigos.

                Analisando as vertentes filosóficas, podemos dizer que ao longo da história houve surgimento de novos ideais, como por exemplo, a revelação das religiões, políticas e até mesmo a cultura que se difere de pessoa para pessoa; de certa forma, assim como o autor revela, há junção dos assuntos para melhor concretização de ambos, um completa o outro.

                Diante esse processo de continuidade, as teorias pedagógicas vão se desenvolvendo, passou-se analisar as teorias, correlacionando-a com o âmbito social e político assim, ligando no terreno da história de toda sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com