TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha critica dos dois primeiros capítulos de engenheiros da vitoria "rascunhos"

Por:   •  27/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DO PIAUÍ - CEUPI

MARCOS KAIO FERREIRA ROCHA-119581

Resenha Critica

        TERESINA - PIAUÍ

2018

MARCOS KAIO FERREIRA ROCHA-119581

Resenha Critica

Trabalho visando nota parcial da segunda regimental na matéria de leitura e produção de texto

TERESINA - PIAUÍ

2018

KENNEDY, Paul. Engenheiros da vitória:

os responsáveis pela Reviravolta

na Segunda Guerra Mundial. São Paulo:

Companhia das Letras, 2014.

Introdução

O livro ‘Engenheiros da Vitoria’ de Paul Kennedy é uma obra que busca mostrar aos seus leitores como decorreram as estratégias e grandes revoluções tecnológicas no período da Segunda Guerra Mundial. O autor mostra como ocorreu às principais reviravoltas durante a guerra e mostrando sempre um nível intermediário entre a tática (batalha) e a estratégia (o uso de força e os seus fins políticos).

Resenha

O primeiro desafio abordado por Kennedy foi o controle dos mares principalmente dos navios mercantes onde houve um triunfo para os submarinos por parte da Alemanha que controlava o Atlântico destruído os navios de suprimento e navios de batalha dos países Aliados (Estados Unidos, Reino Unido, União Soviética entre outros), as tecnologias navais dos alemães estava em um nível mais elevado principalmente após a implantação de radares de detecção de longo alcance em seus submarinos, enquanto os Aliados tinham um avanço ate então um pouco mais lento e por conta disso esta guerra te então esta sob controle da Alemanha.

Novos elementos foram acrescentados a guerra, os países Aliados se fortificaram com novos armamentos, munições e maquinas de batalha, dentre eles os aviões de caça com grandes aperfeiçoamentos assim dando uma reviravolta no quadro da guerra, defendendo seus navios mercantes e assim também aumentando suas forças em terra, os alemães por sua vez conseguiram montar uma forte estratégia com seus submarinos, contudo os Aliados conseguiram quebrar essas barreiras algumas vezes, que fez com que o comandante alemão Donitz, mudasse a rota dos seus submarinos para ganhar tempo para novos aperfeiçoamentos. Os Aliados inovaram suas armas navais para conseguir destruir ou atrasar submarinos alemães ate que os reforços chegassem, o que deixou a guerra com grandes chances de  vitoria dos Aliados em 1993.

A evolução dos aviões até o período da Segunda Guerra Mundial foi enorme, que chagaram a ponto de pensar em usar uma estratégia de 1917 no período da Primeira Guerra Mundial que consistia em bombardear as indústrias de fabricação dos inimigos e suas localidades. Com os grandes aperfeiçoamentos nos armamentos aéreos alemães e uma forte tática em 1940 conseguiram conquistar países baixos como, Noruega, Dinamarca e até mesmo a França. Uma das grandes estratégias de Hitler era fazer com que a Inglaterra se renda sob ameaças de uma invasão, mas contudo a Inglaterra não aceitou e junto com os países aliados se fortificou, e com os seus armamentos aéreos sendo mais sofisticados que os dos alemães, então Hitler decidiu que a melhor forma de ataque era por terra firme. Por sua vez a Alemanha recuou por conta da suas tecnologias não os favorecerem, já os britânicos com seu sistema aéreo mais bem preparado fez vários ataques aos alemães em 1943 assim provocando muita destruição e milhares de civis mortos, em 1944 ocorreu um fato histórico e marcante naquela guerra, por parte dos Aliados, foram colocados 11590 aviões em funcionamento e fez com que as forças alemãs fossem varridas da Europa e assim as forças Aliadas mais uma vez se destaca para a vitoria no cenário da segunda guerra mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com