TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha critica sobre o texto gênero textual pcc letras português/ inglês Unip

Por:   •  15/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRITICA SOBRE O TEXTO GENERO TEXTUAL

A notícia e um gênero textual que apresenta um relato integral de um fato ocorrido recentemente e suas decorrências. O objetivo de produção é estruturar um texto que corresponda ao seu público-alvo e de recepção é atingi-lo a contento, mantendo a sua audiência informada e atualizada.

Em sua forma composicional, esse gênero possui um título (manchete), subtítulo (linha fina), lide (principais informações do fato), espaço fotos, legenda, espaço corpo do texto organizado em parágrafos.

As informações aparecem, em sua maioria, em discurso indireto, mas em alguns momentos são apresentadas as falas em discursos direto do depoimento de pessoas envolvidas com o fato relatado.

Além disso, a notícia apresentada as informações na ordem decrescente de importância, ou seja, das consideradas, mas as menos relevantes.

No título e subtítulo, há o uso de tempo presente e, no corpo do texto, o pretérito perfeito, para produzir sentido de atualidade dos fatos relatados. Os verbos encontram-se na terceira pessoa afim de promover a impessoalidade e objetividade da linguagem e conferir confiabilidade das informações.

No livro didático foi exposto para o aluno sobre o que é o gênero textual noticia, explicando os tipos de gêneros e o que a envolve, uma pesquisa muito relevante para o aluno pois é uma apresentação claro e objetiva sobre o tema relacionado.

Uma apresentação bem elaborada, clara e objetiva sobre o tema apresentado onde chama atenção do aluno, pois o tema é bem interessante de aprender.

Resenha crítica:

Essa análise foi retirada do livro didático de português do 7° ano ensino fundamental II, onde o intuito é mostrar para o aluno a importância do gênero textual, especificamente o gênero notícia. Um tema muito relevante ao aprendizado do aluno. Trabalhado com questionário analisando o aprendizado.

Foi de suma importância ter aplicado o questionário após a explicação do tema, pois, consegue-se ver o quanto o aluno aprendeu sobre o assunto abordado.

O livro didático ajuda muito no aprendizado e foi tratado muito bem o tema exposto, trabalhou e avaliou muito bem sobre o gênero textual, que não é um assunto de difícil aprendizado, foi empregado uma atividade para o aluno, em formato de questionário, onde ele responde tudo que foi aprendido sobre gênero textual, fazendo uma análise do tempo verbal predominante no texto e no título, os elementos que estão empregados, a ordem de importância das informações das notícias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com