TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Texto: A fachada verde da exploração madeireira

Por:   •  8/5/2017  •  Resenha  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Critica texto: A fachada verde da exploração madeireira

É pregado que as empresas certificadas são comprometidas com a transparência total e por isso evitam a exploração ilegal. Mas são inúmeros os casos denunciados de abusos ambientais mesmo nessas empresas certificadas, em que o diferencial diz respeito ao fato de grandes grupos, que se dizem ambientalistas” e incentivadores da certificação, não são os mesmos a frente desse tipo de fiscalização, que é deixada a cargo de pequenos grupos. Apesar de preocupados com sua imagem, a partir do momento que a exploração menos predatória da madeira deixar de ser viável economicamente, é provável que essas empresas deixem de fazer uso dessas práticas.  A certificação incentiva as madeireiras a terem um processo de produção ambientalmente mais correto, tornando-os mais preocupados com a imagem de seu produto, mas não influencia em sua maneira de pensar frente ao lucro de curto prazo.

Acredita-se que a exploração seletiva de madeira aumenta a capacidade florestal para fixar carbono, reduzindo o efeito estufa. Mas o artigo indica que tal prática gera uma alta quantidade de resíduos, que futuramente se transformará em CO2, sendo necessário para compensar a recuperação de florestas, em que as mesmas precisariam ficar intactas. Além disso o corte seletivo aumenta o risco de incêndios, que são os grandes responsáveis pela emissão de CO2, e torna este ambiente mais vulnerável colonização e ao desmatamento para agropecuária.

Acreditar que muitos consumidores na Europa e nos Estados Unidos pagariam mais caro pelos produtos com um selo verde, garantindo que a certificação é uma ferramenta essencial para manter a preservação ambiental, é difícil depois de tantos argumentos. Atualmente os Governos tem repassado a responsabilidade de combater o crime social e ambiental aos consumidores, mas pesquisas indicam que mercados para ”produtos verdes” são bem limitados. Ainda sim, mesmo sendo ecologicamente conscientes, a maior parcela dos consumidores são economicamente limitados, e acabam optando pelo produto mais barato.

Muitos acreditam que apoiando a compra de madeira tropical certificada ajudaria a preservar as florestas nativas, mas o enfoque que tem sido atrelado a certificação prioriza a exploração industrial dos remanescentes das florestas nativas, além de enfraquecer a visão de que as florestas devem ser mantidas intocadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com