TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Pesquisas Acadêmicas: Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Falaremos das modalidades de ensino no nosso Pais e como elas são diferenciadas, suas características e suas funções.

Modalidades de Ensino No Brasil

A Educação brasileira, visa o desenvolvimento das pessoas, a seu preparo para o exercício da cidadania e a sua qualificação para o trabalho.

A Educação escolar brasileira compõe – se de dois níveis:

São eles: Educação básica e Educação superior.

Aqui iremos apresentar sua estrutura do sistema educacional, seus dois níveis e suas características.

* Educação Básica =>: Tem a finalidade de desenvolver o educando, assegurando – lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecendo – lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Suas etapas são Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

* Educação infantil: Sua finalidade é o desenvolvimento integral da criança até 6 anos de idade em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, tendo assim um complemento a ação da família e da comunidade. O dever do estado é estar integrado ao respectivo sistema de ensino. Ela deve ser oferecida em creches, ou entidade equivalentes, para crianças de 3 anos de idade em pré – escolas, para crianças de 4 a 6 anos de idade. Nessa etapa não há a obrigatoriedade de cumprir a carga horária mínima anual de 800 horas distribuídas nos 200 dias letivos, como não há também avaliação com objetivo de promoção. A avaliação destina- se ao acompanhamento e ao registro do desenvolvimento da criança.

* Ensino Fundamental: É a etapa obrigatória da educação básica. Como dever do estado, o acesso a esse ensino é direito público subjetivo, não exige a regulamentação para ser cumprida. O ensino fundamental gratuito estende – se a todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria, e não se restringe apenas entre os 7 e 14 anos. O ensino fundamental regular deve ser ministrado e língua portuguesa, assegurando às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e os processos próprios de aprendizagem.

* Ensino Médio: Tem sido ampliado o País, o que significa que mais pessoas concluíram o ensino fundamental. Como a ultima etapa da educação básica e com três anos, no mínimo, de duração, esse nível de ensino perdeu a obrigatoriedade de habilitar para o trabalho, formando profissionais, algo que passou a ser facultativo. O nível de ensino médio comporta diferentes concepções: uma compreensão propedêutica, destina-se a preparar os alunos para o prosseguimento dos estudos no curso superior; para a concepção técnica, esse nível de ensino prepara a mão-de-obra para o mercado de trabalho; na compreensão humanística e cidadã, o ensino médio é entendido no sentindo mais amplo, que não se esgota nem na dimensão da universidade nem na do trabalho, mas compreende as duas, que se constroem e reconstroem pela ação humana, pela produção cultural de homem cidadão, de forma integrada e dinâmica.

* Educação Superior => Tem por finalidade formar profissionais nas diferentes áreas do saber, promovendo a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos e comunicando-os por meio do ensino. Objetiva estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito cientifico e do pensamento reflexivo, incentivando o trabalho de pesquisa e a investigação cientifica e promovendo a extensão.

A Educação Superior abrange os seguintes cursos:

* Cursos seqüenciais por campo do saber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com