TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Artigo Variações Linguisticas em Sala de Aula

Por:   •  12/4/2016  •  Artigo  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO ARTIGO: “Variações Linguísticas em Sala de Aula”

O artigo tem como principal objetivo abordar o ensino da língua portuguesa e de como inserir o ensino das variações linguísticas em uma sala de aula. E de uma forma geral observar o que tal ensinamento pode gerar como resultado positivo no desenvolvimento escolar dos alunos.

No decorrer de todo o artigo são apresentados alguns problemas, são eles: qual a origem da variação linguística? Por que o preconceito linguístico existe? Como deve ser abordado o ensino das ditas variações em sala de aula? E a compreensão de porque as variações linguísticas são importantes e ricas dentro da sociedade. Analisando as diferenças na sociedade e em cada indivíduo da sociedade em particular.

Mostra a importância do papel do professor em sala de aula, analisando deste o modo com que ele adota a prática do ensino da língua em sala, o modo com que manipula o ensino da língua, analisando o domínio da mesma além da norma culta, a padrão, a gramática e em como deve adotar a reeducação sociolinguística.

As escolas antigamente e o ensino da língua era direcionada somente para a elite, mais uma vez nos mostra o quanto o ensino era restrito à população.

Mas com o passar dos anos o ensino começou a assumir um perfil mais democratizado, abrindo assim, portas para que todas as pessoas com as mais diferentes formas de fala tenham acesso à educação.

O artigo tem como objetivo mostrar que a língua portuguesa apesar de ser considerada muito difícil, deve-se entender que tal afirmação apenas só é possível se considerarmos as regras gramaticais e ortográficas que existem em meio a língua.

O objetivo do artigo é mostrar, incentivar a compreensão histórica e atual das mais diferentes variações da língua portuguesa e orienta a seus alunos a investigar mais sobre as mais variantes da língua portuguesa.

RESENHA

Este artigo diferente dos outros tem como principal interesse utilizar uma análise crítica, abordar o ensino da língua portuguesa, porém quando como deve ser inserido o ensino da variação linguística em relação com o ensino da língua portuguesa culta. Levando em consideração os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNS.

O artigo nos mostra também o quanto é importante o papel que o professor deve adotar dentro da sala de aula, o quanto é importante analisá-lo de forma muito particular, e de como o próprio professor deve se ver ao assumir o ensino da língua portuguesa no terreno escolar, deve analisar o modo como aborda suas aulas, se possui acima de tudo o ato da inclusão e de como deve agir em sala quando existe algum tipo de preconceito, que gera dentro da turma uma ação de exclusão com aqueles que possuem um sotaque diferente, um modo de falar diferenciado ou ao utilizar termos que alguns podem desconhecer, gerando assim piadas e brincadeiras.

É de vital importância que as instituições escolares comecem a abordar dentro de suas áreas um ato de explicação, que por sua vez gera a sua inclusão da variação linguística dentro da escola.

Atos como esse somente tem a contribuir com a inclusão e compreensão das mais diferentes formas de fala ou de uso da língua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com