TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo – Introdução a Sociologia

Por:   •  12/9/2019  •  Resenha  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo – Introdução a Sociologia[pic 1][pic 2]

A sociologia como ciência não é normativa, ela não emite juízo de valor sobre os tipos de associação e relações sociais; ela se baseia em estudos objetivos e revela a verdadeira natureza da sociedade. Por isso ela estuda o Homo Socius – o Homem Social, na economia, politica, direito, religião, filosofia social, psicologia social, ética social, artes e cultura.

Penso logo existo – Renné Descartes (1596-1650) – existe porque pensa, pelo fato de ser inteligente, é capaz de descobrir, criar, interpretar e transformar a natureza e a própria existência.

Ao desvendar algo, produz o saber ou o conhecimento; são 07 tipos: Saber empírico ou senso comum, saber infuso ou religioso, saber místico, saber simbólico, saber midiático, saber filosófico e saber cientifico.

Há dois tipos aspectos que explicam o Consenso Social, a tradição que tende a resistir a novidades e a autoridade é pessoa revestida de algum poder.

A Grécia Antiga foi embrião do conhecimento cientifico, a aritmética, a geometria, musica e astronomia. Nos tempos de Aristóteles outros ramos surgem com a mecânica, a ótica, a física, meteorologia, mineralogia, zoologia etc. Idade Média prevaleceram o senso comum, a mitologia a especulação religiosa e a filosofia. O racionalismo de Descartes, a Lei Universal da Gravidade de Isaac Newton foram alicerces da Ciência materialista moderna. Tanto Descartes (racionalista) quanto Francis Bacon (empirista) afirmavam que o destino  da alma era menos relevante que o conhecimento do mundo natural, ambos acreditam que o poder da razão humana suplanta o poder da autoridade tradicional.

Filósofos da Modernidade: Descartes, Bacon, Leonardo da Vinci, Isaac Newton, John Locke, Kant. Eles contribuíram para implantar o racionalismo/empirismo e posteriormente as Ciências.

Nova realidade social nascida com as revoluções, a filosofia era especulativa e a religião pela fé, o que nao levava a compreender com as revoluções as implicações politicas, econômicas e culturais. As ciências se dividem em dois grandes ramos: Ciencias Naturais – Física e biológica ou da vida; Ciencias Sociais – estudam dimensões da condição social.

Nos séc. XX a teoria da Evolução era reconhecida ou ao menos debatidas nos meios acadêmicos e cientifico. Nos meado do séc. XX e o primeiro decênio foi marcado pelo grande e acelerado avanço da computação, tecnologia da informação, da biotecnologia, da bioenergia etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com