TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Por Magda Vieira Braz Santana

Por:   •  10/7/2019  •  Resenha  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

                             2°  WEBINÁRIO

                                                               Por Magda Vieira Braz Santana

Em 3 de maio de 2019 foi disponibilizado no canal da Olimpíada de Língua Portuguesa(OLP) uma live apresentada por Patrícia e Esdras Soares no YouTube contendo o segundo webinário que traz algumas questões sobre o gênero documentário.

O webinário se inicia com a fala de Esdras Soares que compõe a equipe da Olimpíada da Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” dando uma pequena introdução acerca do que é webinário. Segundo ele, webinário é uma série que foi pensada pela equipe da olimpíada e tem por objetivo esclarecer algumas dúvidas, falar acerca das etapas da sexta edição da OLP que acontecerá agora em 2019, irá tratar também sobre o novo prazo de inscrição e como trabalhar os cinco gêneros em sala de aula.

Esse segundo webinário irá tratar sobre a prorrogação da inscrição da olimpíada e o começo do trabalho em sala de aula. Em diálogo com Patrícia, Esdras frisa a importância de participar da OLP, pois ela é mais do que um concurso de textos, é um programa riquíssimo que possibilita a formação de professores da língua portuguesa. Para Patrícia, a sexta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa oportuniza ao professor e aos alunos voltar seu olhar e atenção ao local onde vivem e problematizar/refletir a realidade, belezas e mazelas que os rodeiam.

Ela explica-nos que as oficinas do caderno virtual estão baseadas em uma Sequência Didática, e através das relações interdiscursivas alunos aprendem entre si, com docentes e a comunidade escolar para que esses possam adquirir conhecimentos acerca das práticas de linguagem diversificadas.

Sobre a perspectiva teórico metodológico presente no caderno virtual, patrícia diz que esta está ligada a uma sequência didática que promove a interação das práticas de linguagem proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Levar esse caderno para a sala de aula é de suma importância, pois este possui várias propostas que englobam a oralidade, escuta, produção textual, analise linguística e a leitura, possibilitando um elo que leve o estudante a refletir sobre a língua.

Adiante, Esdras Soares faz um breve tutorial de como procurar esse caderno virtual no site da OLP e de como realizar a inscrição. Feito isso, fala acerca da prorrogação desta até o dia 13 de maio de 2019.

             Na metade do webinário, Patrícia e Esdras passam a responder algumas perguntas feitas pelos internautas que estão acompanhando a live.        A primeira pergunta foi a seguinte “Existe no caderno uma sequência didática para a apresentação do concurso aos alunos?”. Patrícia argumenta que não e que a primeira oficina é mais uma forma de aquecimento, voltada para o tema, que nesse caso é “O lugar onde vivo”. Ela sugere alguns vídeos que podem ser achados no portal virtual da OLP, que contém a apresentação do concurso, e propõe um diálogo inicial entre os alunos.

             Na sequência, o apresentador e a apresentadora são questionados acerca da necessidade do professor ter em mente os princípios das categorias existentes, ou seja está familiarizado sobre os gêneros discursivos. Patrícia responde que é necessário sim que o professor tenha esses saberes prévios sobre os gêneros que serão estudados, para isso é essencial que o professor leia com antecedência o caderno virtual e entenda a sequência didática proposta para as oficinas.

Em seguida, é transmitido um vídeo do professor Eliseu Domingos que reside em Santa Catarina, onde este narra sua experiência participando da OLP em 2008 quando era universitário. Ele relata uma antiga indignação acerca do ensino de língua portuguesa ser focado apenas nos conceitos gramaticais e que foi através da olimpíada onde percebeu que o ensino de língua materna poderia sim ser trabalhada a partir de aspectos linguísticos e não somente gramaticais. Eliseu conclui sua participação no webinário ressaltando a importância da OLP para professores e alunos, pois estes terão a oportunidade de estudar os aspectos discursivos da língua portuguesa refletindo e dialogando com o” lugar onde vivo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com