TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Por Magda Vieira Braz Santana

Por:   •  10/7/2019  •  Resenha  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 4

                             2°  WEBINÁRIO

                                                               Por Magda Vieira Braz Santana

Em 3 de maio de 2019 foi disponibilizado no canal da Olimpíada de Língua Portuguesa(OLP) uma live apresentada por Patrícia e Esdras Soares no YouTube contendo o segundo webinário que traz algumas questões sobre o gênero documentário.

O webinário se inicia com a fala de Esdras Soares que compõe a equipe da Olimpíada da Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” dando uma pequena introdução acerca do que é webinário. Segundo ele, webinário é uma série que foi pensada pela equipe da olimpíada e tem por objetivo esclarecer algumas dúvidas, falar acerca das etapas da sexta edição da OLP que acontecerá agora em 2019, irá tratar também sobre o novo prazo de inscrição e como trabalhar os cinco gêneros em sala de aula.

Esse segundo webinário irá tratar sobre a prorrogação da inscrição da olimpíada e o começo do trabalho em sala de aula. Em diálogo com Patrícia, Esdras frisa a importância de participar da OLP, pois ela é mais do que um concurso de textos, é um programa riquíssimo que possibilita a formação de professores da língua portuguesa. Para Patrícia, a sexta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa oportuniza ao professor e aos alunos voltar seu olhar e atenção ao local onde vivem e problematizar/refletir a realidade, belezas e mazelas que os rodeiam.

Ela explica-nos que as oficinas do caderno virtual estão baseadas em uma Sequência Didática, e através das relações interdiscursivas alunos aprendem entre si, com docentes e a comunidade escolar para que esses possam adquirir conhecimentos acerca das práticas de linguagem diversificadas.

Sobre a perspectiva teórico metodológico presente no caderno virtual, patrícia diz que esta está ligada a uma sequência didática que promove a interação das práticas de linguagem proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Levar esse caderno para a sala de aula é de suma importância, pois este possui várias propostas que englobam a oralidade, escuta, produção textual, analise linguística e a leitura, possibilitando um elo que leve o estudante a refletir sobre a língua.

Adiante, Esdras Soares faz um breve tutorial de como procurar esse caderno virtual no site da OLP e de como realizar a inscrição. Feito isso, fala acerca da prorrogação desta até o dia 13 de maio de 2019.

             Na metade do webinário, Patrícia e Esdras passam a responder algumas perguntas feitas pelos internautas que estão acompanhando a live.        A primeira pergunta foi a seguinte “Existe no caderno uma sequência didática para a apresentação do concurso aos alunos?”. Patrícia argumenta que não e que a primeira oficina é mais uma forma de aquecimento, voltada para o tema, que nesse caso é “O lugar onde vivo”. Ela sugere alguns vídeos que podem ser achados no portal virtual da OLP, que contém a apresentação do concurso, e propõe um diálogo inicial entre os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com