TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Alfabetização, Magda Soares

Por:   •  20/3/2022  •  Resenha  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

No texto ‘’Letramento e alfabetização: as muitas facetas’’, publicado em 2003 na revista brasileira de educação, a pesquisadora Magda Soares propõe retomar a invenção e o conceito da palavra letramento e a desinvenção da alfabetização. A autora explica que o conceito de alfabetização e letramento apresenta diferenças fundamentais, pois estão relacionados com concepções distintas, mas enfatiza que no ponto de vista teórico e prático são indissociáveis e caminham lado a lado. Em seguida, segundo a autora, a invenção do letramento no Brasil se dá por meados da década de 1980 concomitantemente do illettrisme na França e da literacia em Portugal, para nomear fenômenos distintos daquele denominada alfabetização.

Historicamente, a autora mostra que o conceito de letramento está ligado à compreensão de leitura e escrita como práticas sociais, que compreende e privilegia a visão de língua que usamos a todo momento quando nos comunicamos e, traz alfabetização ligada à concepção de escrita como sistema ordenado pelas regras gramaticais, ou mesmo de escrita como código que é preciso interpretar. À vista disso e partindo do fato de que toda a população – independentemente de suas condições socioeconômicas – ‘’domina’’ o sistema de escrita, porque passou pela escolarização básica, pode se constatar que não só o Brasil apresenta baixo domínio da leitura e escrita, mas também países de ‘’primeiro mundo, os chamados desenvolvidos como a França,  relata Lahire, em L’invention de l’illettrisme (1999), e Chartier e Hébrard, em capítulo incluído na segunda edição de Discours sur la lecture (2000), o illettrisme – a palavra e o problema que ela nomeia – surge para caracterizar jovens e adultos do chamado Quarto Mundo que são a parte da população mais desfavorecida.                                                                                                    

Por fim, a autora defende e ressalta que é primordial, rever e reformular a formação continuada de professores alfabetizadores para que se trabalhe efetivamente a alfabetização que levará ao letramento. E desse modo, torná-los capazes de enfrentar o grave e reiterado fracasso escolar na aprendizagem inicial da língua escrita nas escolas brasileiras.

Aluno: Vinicius José de Souza Costa

Turma: C3081MA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com