TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo capitaes de areia

Por:   •  18/5/2017  •  Resenha  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Capitães de areia

Basicamente a obra de Jorge amado é uma bela crítica sobre o início do século passado, mas que não é tão diferente da nossa atual realidade. Ele tem uma "visão romântica" sobre os jovens que são abandonados, pois o autor destaca que eles cometem esses crimes devido a suas condições de vida. Não que ele apóie o roubo, mas ele crítica a situação como reflexo de uma sociedade que não incentiva a migração social. (Afinal personagens como o Padre e Dora preferem incentivar os meninos a fazerem coisas boas e isso mostra que o autor não apoia o crime)

O livro também fala sobre um reformatório, (podemos comparar a nossas medidas socioeducativas como a fundação casa, e até a própria cadeia) onde essas crianças entravam e saim piores devido a maus tratos e a influências erradas. O diretor nega qualquer coisa relacionada a isso (assim como os diretores dessas fundações e empregados em geral). Algo que vale destacar é o poder da mídia : o livro começa com uma reportagem a respeito dos roubos em Salvador que são praticados pelos capitães de areia. A intenção era boa, mostrar a verdade. No entanto ela é corrompida no decorrer da leitura, devido ao interesse da classe social mais rica. Então a história fica cheia de elementos mentirosos.

O foco do livro é mostrar o resultado de todo abandono e sofrimento que essas crianças tiveram(seja ela destacada pelos meninos, pelos adultos ou até mesmo o narrador). São mais de 50 crianças que compõe esse grupo, cada uma delas com características fortes e marcantes. Pedro bala desde pequeno com sua aptidão em.liderar, é o personagem "principal " e um típico anti herói. Duas partes do livro que merece destaque é quando as crianças vão até o carrossel brincar, o narrador nessa parte quer ressaltar que apesar de tudo que estavam fazendo, eles eram apenas crianças excluídas da sociedade, mas que precisavam ser cuidados por alguém. Outro, é quando o personagem mais "marrento", Sem pernas, é acolhido por uma família que o ama de verdade, e isso lhe causa um.conflito interno e reflete ocultamente em cada criança. Assim como a aparição da personagem Dora, ela deixa bem claro a carência de uma mãe em.cada criança(mesmo que de início eles não tenham esse conhecimento e acham que ela podera ser um objeto sexual). O livro termina basicamente com a prisão de Pedro e Dora. Logo após o ocorrido, ambos conseguem escapar mas Dora contrai varíola (na época havia uma espécie de epidemia) e futuramente Pedro se torna um tipo de líder político.

O livro , apesar de nao ser esteticamente interessante, ele tem uma grande importância a crítica política, pois ele foi revolucionário para a época. Afinal essa obra foi vítima de censura e causou a prisão do autor. Afinal ele mostrou . pouco de erotismo e crianças ladras também não são aceitas. Mas o mesmo conseguiu mostrar que essas atitudes partiam da necessidade tanto fisiológica quanto familiar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com