TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Primeiro Capítulo do livro Didática de Libâneo: Prática Educativa, Pedagogia e Didática

Por:   •  15/5/2015  •  Resenha  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  8.491 Visualizações

Página 1 de 2

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

Resumo do Primeiro Capítulo do livro Didática de Libâneo: Prática Educativa, Pedagogia e Didática.

Introdução

A didática está inserida no conjunto dos conhecimentos pedagógicos e possui papel essencial na formação profissional para o exercício da docência. O capítulo apresenta objetivos como: compreender a didática como área de estudo da pedagogia, apresentar fatores que explicam a subordinação do processo didático às finalidades educacionais e por fim apontar os conhecimentos teóricos e práticos importantes para nortear a prática pedagógico-didática na escola.

O processo de ensino como objetivo de estudo da didática não deve ser abordado como prática limitada à sala de aula.  Assim, o trabalho docente é uma especificidade da prática educativa geral. O ensino na formação humana está no conjunto das práticas educativas demandadas pela vida em sociedade.

A Pedagogia é uma ciência que se preocupa com a teoria prática da educação e suas relações com as práticas sócias. E a didática é uma disciplina pedagógica que volta-se ao estudo dos objetivos, conteúdos, meios, e condições do processo de ensino em volta das finalidades educacionais. A Pedagogia busca contribuições de ciências como: Filosofia, Sociologia, História para abordar a educação nos seus aspectos sociais, político e econômico para descrever o fenômeno educativo. E didática compõe-se como teoria do ensino.

Portanto, a didática tem lugar especial no conjunto de estudos imprescindíveis para a formação teórico-prática do professor, ou seja, o ensino é a principal atividade desse profissional, pois organiza , dirige, estimula a aprendizagem dos seus alunos. O capítulo ainda aborda temas como: Prática educativa e socieadde; educação, instrução e ensino; educação escolar; pedagogia e didática; a didática e a formação profissional dos professores.    

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com