TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Texto Conceito de Ficção, Saer

Por:   •  28/6/2022  •  Seminário  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 2

Autor: Mayra Valéria dos Santos Lima

Tema: Resumo do Texto Conceito de Ficção, Saer

        

A biografia em si possui um caráter objetivo, característica marcante do termo verdade. Mas ao se fazer a análise das biografias redigidas por Ellman e Gorman, sobre o biografado James Joyce, é perceptível que as descrições perdem sua objetividade e passam a possuir uma natureza subjetiva. Assim, fazendo tais biografias ultrapassarem a linha de sua metodologia e consequentemente seguindo o caminho do sentido ficcional.

        A primeira impressão é de que a ficção remete à falsidade. Porém, se encontra como uma ideia equivocada, já que o conceito de verdade é incerto. “O homem que viu o homem que viu o homem que viu o urso”, tal citação denota que a verdade pode ter mudanças na narração de seus fatos, não a tornando mentira, mas agregando uma propriedade ficcional.

        Colocando ficção e verdade em questão, não é correto afirmar que são antônimas. As duas andam juntas, em harmonia. A ficção tem sua importância, não é produzida para enganar e traz consigo aspectos da verdade.

        A ficção mistura o empírico e o imaginário. É uma imagem da realidade, que procura tratar de situações específicas do mundo e prever o que pode, podia ou poderá acontecer, ou seja, buscando compreender ou explicar situações do mundo. O fato não é tratá-la como mentira, mas sim e somente como ficção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.4 Kb)   pdf (27.7 Kb)   docx (6.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com