TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão do livro O nascimento da ideia do animalismo

Resenha: Revisão do livro O nascimento da ideia do animalismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Resenha  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

O livro, narra a expulsão do Srº Jones da granja e como Napoleão o porco se corrompeu. Na Granja do Solar, viviam bichos, que como dono tinham o Sr. Jones. O Velho Major que era um porco teve um sonho, sobre uma revolução em que os bichos seriam livres, sendo todos iguais. Nascendo a ideia do Animalismo. O Major morreu, mas mesmo assim os animais colocaram em prática a ideia do líder, fazendo a Revolução dos Bichos. Mas agora sobre o comando de bola-de-neve que era justo e a debito das ideias de Animalismo deixadas por Major, Bola-de-neve assim escreveu os sete mandamentos que serviam de base para o animalismo. Os mandamentos errão os seguintes:

Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimiga.

Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo.

Nenhum animal usará roupas.

Nenhum animal dormirá em cama.

Nenhum animal beberá álcool.

; Nenhum animal matará outro animal.

Todos os animais são iguais.

Bola-de-neve tinha outro porco que o ajudava chamado Napoleão, este tinha sede pelo poder adquirido por Bola-de-neve e foi planejando um jeito de acender ao poder, dessa forma ele traiu Bola-de-neve e o baniu da granja assumindo assim o posto de comando, no começo ele até foi justo com todos, mas, como o poder não é para todos, aos poucos eles foi se desviando dos princípios do animalismo ao qual era de sua responsabilidade selar e proteger e manter a igualdade que fora proposta no inicio.

Depois de algum tempo Napoleão já se comportava como um tirano, inferiorizando os demais animais, também já ocupava a casa do Sr. Jones, bebia álcool, vestia as roupas do ex-dono, andava somente sobre duas pernas e convivia com seres humanos, enfim, agia em benefício próprio, instalando um regime ditatorial, dominando e hostilizando os demais animais, considerados seres inferiores e sem direitos. Por essa época, já não era possível distinguir, quando reunidos à mesa, o porco tirano e os homens com quem se confraternizava.

Lendo o livro ou até mesmo vendo o filme entendemos o funcionamento de sociedades comandadas por diferentes tipos de governo, além de mostrar de forma genial a ambição do ser humano, o "sonho do poder”. Quando os humanos errão os donos da Granja, exploravam o trabalho animal em benefício próprio. Em troca dos serviços prestados, ele pagava com a alimentação, Temos aí o retrato de uma sociedade capitalista: quem mais trabalha é quem menos ganha.

A Revolução que se deu por ideia do "Major", tinha por princípio básico a igualdade; sendo assim, o Animalismo corresponde ao Socialismo, regime em que não existe propriedade privada e em que todos são iguais. No começo a ideia até que deu certo mesmo houve um socialismo democrático, em que todos participavam de assembleias, dando ideias e sugestões, liderados por Bola-de-Neve, bem aceito pelos animais em geral. Napoleão representa o desejo da onipotência, do poder absoluto e, para conseguir seus objetivos, tudo passa a ser válido: mentiras, traições, mudanças de regras. Tanto que conseguiu. Formando na granja uma ditadura e quem não obedecesse era castigado e até morto. A situação fica mais crítica do que quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com