TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL REFLEXIVO SOBRE A ROTINA ESCOLAR

Por:   •  26/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.809 Palavras (8 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]



SUMáRIO

1 INTRODUÇÃO .................................................................................................1

2 DESENVOLVIMENTO .....................................................................................2

1. As memórias de minha infância e das experiências vivenciadas na escola ...................................................................................2-3

1.2. As expectativas quanto à passagem do Ensino Médio para a Educação Superior no Curso de Pedagogia ...................................4-5

1.3. As minhas ideias sobre o que é educação e sobre o que é a Pedagogia ......................................................................................6-7-8

3 ANEXOS ..........................................................................................................9

4 CONCLUSÃO ................................................................................................10

5 REFERÊNCIAS .............................................................................................11



  1. INTRODUÇÃO

Nesse Memorial de Formação vou abordar o registro das minhas memórias, os fatos importantes da minha infância, minhas vivências escolares do Ensino Fundamental, Médio e Superior, minha trajetória pessoal, os fatos e acontecimentos que influenciaram em minha decisão de cursar o Curso de Pedagogia, as ideias que tenho sobre como seria o professor ideal, o que é a educação e o que é a Pedagogia.

1


  1. DESENVOLVIMENTO

1. As memórias de minha infância e das experiências vivenciadas na escola

Nasci em 1966 na cidade de Carlos Chagas Minas Gerais. Tive uma infância razoável com um pouco de dificuldade, pois sou de uma família pobre mais batalhadora. Gostava muito de brincar com as outras crianças de pique esconde, guarda meu anel, batata quente, queimada, boneca e casinha. Morava em Presidente Pena interior de Carlos Chagas. Aos 10 anos em 1976 cheguei a Escola Estadual Olga Prates em Presidente Pena, onde comecei a estudar a 1ª serie. Lá tive muita dificuldade em adaptar, pois queria só brincar e não tinha cobrança da minha mãe, pois não sabia me ensinar os deveres por ser analfabeta.

Na 2ª serie já estava começando a ser alfabetizada, foi muito difícil, pois a professora cobrava muito e como eu não tinha ajuda em casa, já chegava à escola frustrada, achando que não daria conta. A professora Maria era muito rígida: teve um dia que eu recortei o meu caderno que fazia as avaliações, a professora ficou brava e me pegou pelo braço e levou até a parede, colocou milho no chão e pediu pra eu ficar de joelho encima do milho até o final da aula. Outro dia a mesma puxou minha orelha e minha mãe foi à escola tirar satisfação com a professora.

Na 3ª já alfabetizada, o conteúdo era mais puxado, parecia que com tudo que passei bloqueou meu intelecto, assim levei a famosa bomba (repetir o ano).

Estudei até a 4ª serie, pois já estava com 14 anos e tinha que trabalhar para ajudar minha mãe.

Quatro anos depois com 18 anos voltei a estudar a 5ª serie na cidade de Carlos Chagas na Escola Estadual Dr. João Beraldo. Por motivos pessoais, mais uma vez não pude dar continuidade aos meus estudos.

Vim morar em Betim, 18 anos depois retornei os estudos. Tive bastante dificuldade em relação aos professores, tinha alguns que colaboravam

2

 e tinham paciência em me ensina. Teve um professor que até hoje lembro como ele passava pontos negativos quando deparava com minha dificuldade.

Depois de tantas idas e vindas conseguir concluir o Ensino Fundamental na Escola Municipal Raul Saraiva Ribeiro em 2003.

3

1.2. As expectativas quanto à passagem do Ensino Médio para a Educação Superior no Curso de Pedagogia

Em 2004 comecei a fazer o 1° do Ensino Médio na Escola Estadual Sara Kubilschek. Como eu estava muito atrasada nos estudos decidir fazer o 2° e 3° ano no sistema EJA na Escola Estadual João Paulo I, pois na Escola Estadual Sara Kubilschek não tinha este sistema de estudo, concluindo assim o Ensino Médio.

Por trabalhar sempre de doméstica e gostar de criança, resolvi fazer o Curso De Magistério – Modalidade Normal com Enfoque para a Educação Infantil, de 2006 a 2007 na Escola Municipal José Miranda Sobrinho.

Assim que conclui o Magistério comecei a atuar na área da educação infantil como educadora. Tenho muitas experiências positivas como: o carinho de brincar, educar e cuidar com as crianças e o respeito e carinho que elas têm por mim. Infelizmente tenho também experiências negativas, por eu ser uma educadora dedicada e responsável, buscando informações através de pesquisas em livros, internet, jornais, revistas, para passar uma educação de qualidade para as crianças, e isso causa desconforto em alguns colegas de trabalho, que tenta me impedir de desenvolver meu trabalho da melhor forma possível.

Por gostar de atuar na área da educação e para melhorar meus conhecimentos e desempenho, resolvi fazer o Ensino Superior no Curso de Pedagogia.

Um professor ideal é aquele que sonha e corre atrás dos seus sonhos, é dá respeito e ser respeitado, é ser competente e procurar exercer sua profissão com muito esmero, dando garantia e segurança ao desenvolver seu trabalho. Um professor ideal não é só apenas se formar no curso de pedagogia, é ter responsabilidade, saber educar, brincar, cuidar e saber lidar com o diferente sem preconceito, pois nas mãos do professor está o futuro de muitas pessoas (crianças, jovens e adultos). Ser professor não é fácil, tem que ter dedicação, confiança e perseverança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (334.4 Kb)   docx (191.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com