TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saussure

Por:   •  3/7/2018  •  Artigo  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

Saussure

São as línguas SISTEMAS REGULARES? E´O FALANTE  um lugar da enunciação ?

Quais as relações entre língua e falantes? As línguas não são somente uma referência, mas o SENTIDO em fazer essa referencia.   A língua guarani não apresenta a palavra FÉ, será porque não existe a letra F no alfabeto indígena, indagações do pesquisador Gabriel Soares (não ter fé, lei, nem Rei, etc..), mas não quer dizer que os índios não tenham fé, só não se sabia em que até o momento da colonização. (profa. Amanda Scherer).

A relação língua e cultura são fundamentais nos estudos de Saussure.  A relação significado e significante, língua & parole, nos faz entender os motivos que  o levaram a  ser considerado o pai do Estruturalismo, outros dizem que é também o pai da linguística do século dezenove.

O domínio absoluto da fala não existe.  No quotidiano o impulso na produção da fala é tanto presente quanto a fala com raciocínio, o domínio da fala então é relativo, assim como o da escrita ( Helena Nader).

No ponto de vista pragmático da língua, onde eu tenho um locutor e um receptor, não tenho um enunciador e um enunciado. Os pontos de vista sobre a língua podem ser diferentes entre os autores e as linhas americanas e europeias (francesa principalmente).

A dicotomia SISTEMA/ ESTRUTURA se baseia na noção dos estudiosos sobre o que se entende por sistema a partir de um recorte histórico.  Para Saussure o sistema é a cultura da sociedade em que se fala determinada língua. Parole é a fala individual de cada individuo na sua peculiaridade mais pessoal.  Cada individuo produz parole fala, mas é no sistema que essa se manifesta, ou seja, uma única pessoa não muda o sistema, esse é diacrônico, muda no tempo, mas lentamente até que seja completamente modificado.

O sistema para Saussure é uma forma arbitrária de decisão em sociedade. A língua é um sistema de valor, ou seja, um ato coletivo, patrimônio da coletividade, é mais do que coexistência de formas, ideias ou relações entre essas, enquanto que a fala (la parole) um ato individual, como já foi dito anteriormente.  

O significado e significante estabelece um sentido em um rol de possibilidades, por isso de acordo com Saussure arbitrário. O valor tem forma imaterial, é da ordem da significação do que é construído, ex. casa & lar, linguagem coloquial & formal, falado & escrito... Questão de registro linguístico.

E sobre as relações sintagmáticas e associativas da língua? Segundo Saussure as relações e diferenças se desenvolvem em duas esferas distintas cada uma geradora de ordens de valores e a oposição entre ambas ajuda a compreender melhor cada uma.

Para Saussure o discurso é composto de relações sintagmáticas entre as palavras em virtude do encadeamento na frase, baseada em uma linearidade por isso não podemos dizer duas palavras ao mesmo tempo, mas uma depois a outra.

Uma vez pronunciadas as palavras são interpretadas pela mente, e essa produz variações da mesma palavra, em outras categorias gramaticais, mas não somente, pois se adicionam ou diminuem prefixos ou sufixos, por exemplo, oque é verbo pode se transformar em nome, o que é adjetivo em adverbio, etc.. Ex. Enseignment: enseigner. Essas relações são chamadas de ASSOCIATIVAS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com