TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA O SIGNO LINGUÍSTICO: DE SAUSSURE A BENVENISTE

Trabalho Universitário: RESENHA CRÍTICA O SIGNO LINGUÍSTICO: DE SAUSSURE A BENVENISTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  2.328 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA

O SIGNO LINGUÍSTICO: DE SAUSSURE A BENVENISTE

A linguagem em seu contexto total está sempre evoluindo e sofrendo constantes transformações ao longo dos anos. Comparando Saussure e Benveniste em relação ao signo linguístico, ambos avaliam as semelhanças, diferenças e verificam os pontos onde a teoria soma e contribui para o estuda da língua.

Partindo de Saussure surgem outros autores que se assemelham ou criticam suas idéias, porém, esse fato é relevante à descobertas de novas teorias e até mesmo ao aperfeiçoamento da linguagem. A língua sempre será o objeto de estudo das teorias linguísticas.

Benveniste, autor pós-saussuriano, sua visão sobre a linguagem e língua difere em alguns pontos de Saussure. Essa diferença pode ser notada quando Benveniste dá uma definição: A língua é um sistema que comporta a inserção de falantes. O oposto de Saussure que define a língua como um sistema de signos linguísticos. A enunciação recebeu muita contribuição de Benveniste, ele é tido como o primeiro linguista a elaborar uma teoria especificamente sobre a enunciação.

Foram estudados durante muito tempo os fenômenos linguísticos, mas poucos autores conseguiram sintetizar suas idéias. Saussure foi exemplo de autor que conseguiu organizar, entender e explicar questão relacionadas a língua. Ele entende que: " A língua é para nós a linguagem menos a fala. É o conjunto dos hábitos linguísticos que permitem que a uma pessoa compreender e fazer-se compreender". Com isso observamos que Saussure vê a linguagem como a comunicação em que os interlocutores se entendem, sem levar em conta que os interlocutores podem possuir contextos, situações e vivências diferenciadas. Já para Benveniste : " A língua é efetuada em uma instância de discurso, que emana de um locutor, forma sonora que atinge um ouvinte e que suscita uma outra enunciação de retorno" (1989, p.83-84).

A língua participa de um sistema pelo qual as pessoas utilizam para se comunicar e que é composta por signos linguísticos. O signo linguístico segundo Saussure (1969, p.80),"une não uma coisa e uma palavra, mas um conceito e a linguagem acústica. Através dessa definição, vemos que o signo tem duas faces: o conceito e a imagem acústica. Para Saussure o signo possui um significado e um significante. Analisamos então que a língua e o signo requer muita atenção. Saussure criou a teoria do signo linguístico estabelecendo a sua constituição, com base nesses estudos, novos olhares foram lançados sob o signo linguístico. A partir das idéias saussurianas se abriu muitas oportunidades para o entendimento da língua, surgindo assim estudos e novas teorias.

Em relação ao signo linguístico Benveniste foi além de Saussure, observamos que para ele o signo é algo cheio de sentido e constitui-se por uma unidade, mas uma unidade carregada de significado, é o significado nada mais é, do que ter sentido.

A linguagem para ele é diferente dos fenômenos naturais, por ela não ser algo contínuo e idêntico. Já os signos, para o autor, só pode existir quando há língua, pelo contrário não existe, para ele também, o signo e o significante estão relacionados e cita: " o significante não é apenas uma sequência dada de sons que a natureza falada, vocal,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com