TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sigmund Freud

Tese: Sigmund Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  Tese  •  2.535 Palavras (11 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 11

ANHANGUERA UNIDERP

Polo Guaicurus

Pedagogia – 2° Semestre

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Prof° Mediadora Helenrose A.da S. Pedroso Coelho

Acadêmicos:

Ana Claudia Vilordo RA: 7981714969

Camila Paula Rocha RA: 447531

Eloíza Teófilo de Vasconcelos RA:405399

Thainara Fernanda de Oliveira RA: 447533

Campo Grande – MS

Setembro 2013

Sigmund Freud

Sigmund Freud nasceu em 6 de Maio de 1856 em Frieberg na Áustria. Filho de Jacob Freud e Amalie Nathanson. Casou se com Martha Bernays, teve seis Filhos. Foi um medico Vienense que alterou radicalmente, o modo de pensar a vida Psíquica. Freud formou-se em Medicina na Universidade de Viena,em 1881, e especializou-se em Psiquiatria.

Fundador da Psicanálise.

Ao tratar sobre o tema da sexualidade infantil, Freud defende que as crianças devem receber uma educação sexual assim que demonstrar um interesse sobre tal assunto. Ao contrário do que muitos pais e educadores se comportam diante de tal situação, ou seja, tentar educar as crianças com certos mitos que reprimem ainda mais o interesse sobre a sexualidade infantil. No entanto, é válido ressaltar que no momento em que os educadores ou os pais lidam com esse tipo de situação diante de uma criança, fica muito difícil saber concretizar tal aprendizado, uma vez que, por não se lembrarem de sua época de infância, logo, fica praticamente impossível visualizar as verdadeiras dúvidas que a criança realmente tenha.

Três aspectos relevantes sobre a teoria de Freud

Primeiro aspecto as Fases do desenvolvimento da sexualidade infantil.

A fase oral: quando o desejo e o prazer primordialmente na boca e na ingestão de alimentos. Exemplo: A amamentação no seio materno, a mamadeira, a chupeta, os dedos são objetos do prazer. A fase anal: quando o desejo e o prazer se localizam primordialmente nas exercesse e as fezes. Exemplo: Brincar com massas e com tintas, amassar barro ou argila, comer coisas cremosas, sujar-se são os objetos do prazer. A fase fálica: quando o desejo e o prazer se localizam primordialmente nos órgãos genitais e nas partes do corpo que excitam tais órgãos. Exemplo: Nessa fase a criança descobre as áreas genitais e por consequência as diferenças sexuais. A fase Genital: quando o objetivo erotização ou de desejo não esta mais no próprio corpo, mas em um objeto externo individuo o outro. Muitas dessas fases a criança vive na escola, a fase anal é um exemplo a criança brinca com massas e tintas na maioria das vezes somente no ambiente escola. Temos também a o berçário que na maioria das vezes temos crianças que ainda usam mamadeiras, chupetas e colocam muitos objetos na boca.

Segundo aspecto do aparelho Psíquico.

O Id: instinto primitivo, bastante destacado em crianças é a forma irracional da mente que faz as pessoas agir de forma impulsiva e irracional, ou seja, é a forma de ação e reação onde a pessoa se expressa sem ao menos pensar. Como dito anteriormente, o Id é bastante visto em crianças porque essas agem irracionalmente. Exemplo: quando uma criança deseja um brinquedo não pensa duas vezes antes de cair no chão e espernear até que o responsável faça sua vontade. É a manifestação do Id.

O Ego: denominado equilibrador das forças irracionais e racionais, age sempre pressionado pelo Id e pelo Superego cabendo a ele a dosagem entre as vontades liberadas pelo Id e entre as limitações liberadas pelo Superego. É a parte consciente do aparelho psíquico que faz com que um indivíduo consiga regulares suas ações e reações.

O Superego: denominado repressor do Id, atua influenciado por regras, crenças, leis morais, ética e outros métodos que nos são ensinadas no decorrer da vida e limitam as ações e reações, fazendo com que pensemos nas consequências. Exemplo: esta diretamente relacionada aos ensinamentos que a criança recebe dos nossos Pais.

Terceiro aspecto o mecanismo de Defesa.

Identificação: é o mecanismo baseado na assimilação de características de outros, que se transformam em modelos para o individuo. Esse mecanismo é a base da constituição da personalidade humana. Exemplo: o momento em que as crianças assimilam características parentais, para posteriormente poderem se diferenciar. Esse momento é importante e tem valor cognitivo à medida que permite a construção de uma base onde a diferenciação pode ou não ocorrer.

Negação: é a defesa que se baseia em negar a dor, ou outras sensações de desprazer. É considerado um dos mecanismos de defesa menos eficazes. Exemplo: o comportamento das crianças de “mentir”, negando ações que realizaram e que gerariam castigos.

Regressão: é o processo de retorno a uma fase anterior do desenvolvimento, onde as satisfações eram mais imediatas, ou o desprazer era menor. Um exemplo é o comportamento de crianças que, na dificuldade em seus relacionamentos com outras crianças, retornam. Exemplo: a fase oral e retomam o uso de chupetas, ou ainda, comem excessivamente.

Sir Jean William Fritz Piaget

Nasceu em Neuchâtel 9 de agosto de 1896. Filho de Arthur Piaget e Rebecca Suzane. Casou-se com Valentine Châtenay com quem teve três filhas, Jacqueline, Lucienne e Laurent.

Estudou inicialmente biologia, na Suíça, e posteriormente se dedicou à área de Psicologia, Epistemologia e Educação. Durante sua vida Piaget escreveu mais de cinquenta livros e diversas centenas de artigos. Jean Piaget foi uma criança precoce, tendo publicado seu primeiro artigo sobre um pardal albino aos 11 anos de idade. Morreu Genebra, 16 de setembro de 1980, com 84 anos.

O desenvolvimento Humano na teoria de Piaget

Desenvolveu a epistemologia genética – uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia cujas proposições nucleares concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos.

Jean Piaget contribuiu com a educação através da teoria Pedagógica fundada no estudo da evolução do pensamento até a adolescência, procurou entender os mecanismos mentais que o individuo utiliza para captar o mundo. Investigou o processo de construção do conhecimento. Até então a teoria pedagógica tradicional afirmava que as crianças eram “caixas vazias” esperando que os adultos depositassem conhecimento. Para Piaget, os períodos de desenvolvimento humano se dividem de acordo como o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global.

Aspectos Relevantes sobre a Teoria de Piaget

O Desenvolvimento humano

Piaget considera quatro períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados, por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor, no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento.

1º período: Sensório-motor (o recém-nascido e o lactante- 0a 2 anos)

Nesse período, fica evidente que o desenvolvimento físico acelerado é o suporte para o aparecimento de novas habilidades. Nessa fase, a criança é capaz de usar um instrumento como meio de atingir um objeto. Exemplo: a criança descobre que se puxar a toalha uma lata de bolacha ficara mais perto dela. Nesse caso, ela utiliza a inteligência pratica ou sensório-motor que envolve as percepções e os movimentos.

2º período: Pré – operatório (a 1° infância-2 a 7 anos)

Nesse período, o mais importante é o aparecimento de linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança. A interação e a comunicação entre os indivíduos são, sem duvida, as consequências mais evidentes da linguagem.

3º período: Operações concretas (a infância propriamente dita 7 a 11 ou 12 anos)

O desenvolvimento mental, caracterizado no período anterior pelo egocentrismo intelectual e social, é superado neste período pelo inicio da construção lógica-capacidade da criança de estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes.

4º período: Operações formais (a adolescência 11 ou 12 anos em diante)

Nesse período ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal obstrato, isto é, o adolescente realiza as operações no plano das ideias, sem necessitar de manipulação ou referencia concreta, como no período anterior. É capa de lidar com conceitos como liberdade e justiça.

Segundo Piaget, cada período é caracterizado por aquilo que o individuo consegue fazer de melhor nessas faixas etárias. Para ele a personalidade começa a ser formar no final da infância, entre 8 e 12 anos,com a organização autônoma das regras, dos valores e a afirmação da vontade.

Henri Wallon

Nasceu em 15 de junho de 1879, em Paris, filho de Paul Alexandre Joseph e neto de Henri-Alexandre Wallon. Tornou-se bem conhecido por seu trabalho científico sobre Psicologia do Desenvolvimento, devotado principalmente à infância, em que assume uma postura notadamente interacionista,

Contribuições de Henri Wallon para educação

Promover o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos: físicos, afetivo, cognitivo, social e cultural é a finalidade da educação de crianças de 0 a 5 anos e 11 meses.

Podemos imaginar a possível influência de teóricos como Wallon que valorizava igualmente os campos afetivo, cognitivo e motor. Infelizmente esta meta ainda está longe de ser alcançada devido ao predomínio que a escola, mesmo as de educação infantil, costuma dar ao campo cognitivo, desconsiderando as outras áreas do conhecimento e outras formas de expressão, como a arte, a música, o teatro, a pintura e etc. O currículo, e não somente o da Educação Infantil, tem sido elaborado focando e enfatizando acima de tudo o conhecimento escolar, aquele que é legitimado pela escola e também pela sociedade. Devemos nos lembrar de que a inteligência é uma parte do todo em que a pessoa se constitui. Wallon foi o primeiro a levar o corpo e as emoções das crianças para dentro da sala de aula, acreditando que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais que o cérebro. Isto poderia ser repensado através do estudo pelos educadores da teoria de Wallon: já que esta teoria não considera o desenvolvimento intelectual como a meta máxima e exclusiva da educação, mas sim a formação da pessoa completa. A teoria de Wallon também trás de novo a questão de que o pensamento da criança precisa da gestualidade como suporte.

A partir disto os educadores buscariam práticas que atendam as necessidades da criança nos planos afetivos, cognitivos e motor e que promova o seu desenvolvimento em todos esses níveis.

Lev Semenovich Vygotsky

Professor e pesquisador, e nasceu em orsha17 de novembro 1896 e viveu na Rússia, morreu em 11 de julho 1934 na cidade de Moscou, de tuberculose. Professor dedicou-se nos campos da pedagogia e psicologia. Palestrou em várias escolas, e faculdades sobre pedagogia, psicologia e literatura. Partidário da revolução russa sempre acreditou em uma sociedade mais justa sem conflito social e exploração. Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social.

Vygotsky e sua contribuição para a Educação.

Embora não tenha elaborado uma pedagogia Vygotsky deixou ideias sugestivas para a educação. Atento a natureza social do ser humano, que desde o berço vive rodeado por seus pares em ambiente empregado pela cultura, defendeu que o próprio desenvolvimento da inteligência é produto desta convivência. Para Vygotsky, todo aprendizado é necessariamente mediador que torna o papel do professor mais ativo e determinadamente. O importante para o professor, segundo ele é apresentar formas de pensamentos concretos, mas não sem antes detectar que condições elas tem de absorvê-las. É preciso que além das metodologias, o mestre tenha outros caminhos alternativos para estimular a criança a pensar de um modo novo. Nessa perspectiva, a educação não fica a espera do desenvolvimento intelectual da criança, ao contrario, suas função é levar o aluno adiante, quanto mais ele aprende mais se desenvolve mentalmente, essa demanda por desenvolvimento é característica das crianças.

Aspectos relevantes na teoria de Vygotsky.

De acordo com a teoria sócio-histórico-cultural de Vygotsky, a origem das mudanças que ocorrem no ser humanos, ao longo do seu desenvolvimento, está associada as interações que ocorrem entre o individuo e a sociedade, sua cultura e história de vida, além das oportunidades e situações de aprendizagem que resultaram neste desenvolvimento durante toda a sua existência, considerando a influência das várias representações de signo, uso de diferentes instrumentos, e influência da cultura e história, propiciando o desenvolvimento das funções mentais superiores. Assim, ao formular a sua teoria, Vygotsky abordou conceitos que são essencialmente importantes sem um trabalho pedagógico, por serem necessários à compreensão do processo de desenvolvimento. Os conceitos abordados por ele são: Mediação simbólica, signos, sistemas de símbolos, zona de desenvolvimento proximal, desenvolvimento e aprendizado.

Relatório Final

Realizou se estudo sobre a psicologia da educação acerca dos estudiosos Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Levi. S. Vygotysk.

O primeiro passo da pesquisa foi identificar através dos estudos de cada autor sobre os pensamentos deles, psicologia da educação e suas contribuições e característica para um bom desempenho para aluno e professor na sala de aula e o convívio de aluno e pais. Com isso analisamos que cada autor tem uma parte fundamental em nossas vidas para dialogarmos uns com os outros para entendermos os pensamento de cada pessoa e suas diferenças e compreender os outros sobre suas opiniões, na sociedade em que vivemos nos dia hoje.

Sigmund Freud sobre as Fases da sexualidade infantil da criança, para receber uma educação sexual, fase oral, fase anal, fase fálica e fase Genital. A descoberta da sexualidade foi algo que entendemos que é de suma importância o professor saber em que estagio esta a aquela criança ou ate mesmo alunos, descobrimos que a maioria dos pensamentos e desejos referia-se a ordem sexual. Concluímos que a formação da personalidade do ser humano esta ligado ao Id, Ego, Superego.

Jean Piaget na evolução dos pensamentos dos adolescentes. Jean Piaget Acreditava que o desenvolvimento humano é caracterizado por períodos. Por aquilo que o individuo consegue fazer de melhor em cada fase da sua vida.

Henri Wallon integral dos aspectos físicos das crianças. Henri Wallon No curso de Pedagogia até então não tínhamos referência de teórico que tenha se dedicado ao estudo do campo afetivo. Wallon vai pensar a questão das emoções e estudar as manifestações afetivas como a raiva, o medo, a surpresa, a alegria, a tristeza, e os desdobramentos delas. Estas ocorrências são importantes para pensarmos na prática pedagógica, sobretudo na educação infantil porque nesta faixa etária se comunicam muito fortemente pelas emoções, e não apenas o choro, mas aquelas que tomam seu corpo inteiro ou que são perceptíveis em sua expressão facial. Assim as professoras precisam conhecer para saber lidar com as emoções, tanto das crianças quanto as suas próprias emoções.

Entendemos o papel de Vygotsky sobre o seu entendimento psíquico das crianças. Os conceitos abordados por ele são: Mediação simbólica, signos,sistemas de símbolos, zona de desenvolvimento proximal, desenvolvimento e aprendizado.

Referências Bibliográficas

http://www.mundoeducacao.com/psicologia/aparelho-psiquico.htm

http://www.brasilescola.com/psicologia/mecanismos-defesa.htm

http://www.psicoloucos.com/Jean-Piaget/biografia-de-jean-piaget.html

http://modulo7pedagogia.blogspot.com.br/2009/03/contribuicao-da-teoria-de-jean-piaget.html

http://educarparacrescer.abril.com.br/pensadores-da-educacao/jean-piaget.shtml

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe6owAL/teoria-vygotsky-nos-processos-ensino-aprendizagem-fisica

...

Baixar como  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »