TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE DO FILME: COMER, REZAR E AMAR

Por:   •  11/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.479 Palavras (6 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 6

                                                                         [pic 1]

 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB
 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS-DCH –VI
 LETRAS – LICENCIATURA EM LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS                 ESTUDOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA
    DOCENTE: Ma. KEILA MENDES DOS SANTOS                               DISCENTE: EMILSON NEVES SILVA

   SÍNTESE DO FILME: COMER, REZAR E AMAR

   

SÍNTESE DO FILME: COMER, REZAR E AMAR

(EAT, PRAY, LOVE)

   Baseado no livro Eat Pray Love, um famoso best-seller da escritora Elizabeth Gilbert, o filme dirigido por Ryan Murphy conta a história vivenciada pela própria autora quando decidiu abandonar tudo para uma viagem ao redor do mundo, passando por países diferentes, com culturas, costumes e religiosidades diferentes. Com a participação de atores consagrados de Hollywood como Julia Roberts (interpretando Liz), James Franco, Javier Bardem e Richard Jenkins, o filme nos faz refletir sobre decisões que tomamos em nossas vidas que podem mudar pra sempre quem somos e nossa maneira de encarar as adversidades do cotidiano.

   Infeliz com a vida de casada, Liz não sabe mais o que fazer a respeito e então, numa viagem a trabalho que fez à Bali para escrever um artigo sobre o país, decide visitar um renomado xamã denominado Ketut Liyer em busca de respostas e este lhe faz uma profecia mencionando várias coisas importantes, inclusive que teria dois casamentos e que viajaria ao redor do mundo, até retornar novamente àquele país.

   Liz retorna para New York intrigada, mas sabe que deveria fazer algo com relação à sua insatisfação conjugal, também não compreendia o porquê de estar insatisfeita já que o seu marido era um homem bom e bem sucedido que a amava muito e isso a fazia se odiar. Como consequência disso a escritora, pela primeira vez em sua vida, decide orar a Deus em busca de respostas e pedindo por auxílio.

   Numa casualidade do destino ela acaba por conhecer David Piccolo, um jovem ator que tentava um papel em uma peça redigida por ela, e acabam tendo um affair. Por estar envolvida com um novo amor, ela decide se divorciar do marido, que a princípio não concorda e assim eles têm um divórcio conturbado. Paralelamente a sua relação com David vai se deteriorando devido às inevitáveis (ou não) brigas de casal e ela se sente sufocada.

   Esses são os motivos que a faz querer fazer um tour por 3 países diferentes, por motivos diferentes: Itália, para relaxar e tentar resgatar a sua alegria de viver; Índia, para entender mais sobre a religião hindu e conhecer a guru por quem David era devoto e, por fim; Bali, para reencontrar o xamã Ketut, como este o havia profetizado. Assim ela deixa tudo para trás e vai até o seu primeiro destino: a cidade de Roma.

   Mesmo depois de ter tentado aprender um pouco do idioma italiano antes de viajar, Liz encontra dificuldades por estar em um lugar com costumes completamente diferentes dos que já estava familiarizada. A Itália, por sinal, é retratada como um país cativante, famoso por sua maravilhosa culinária, construções antigas que atravessaram gerações, pela peculiaridade poética do jeito de falar de seu belo idioma oficial e, principalmente, pela conduta de vida do italiano baseada na filosofia de viver o belo da vida, divertir-se sem ambições ou preocupações desnecessárias.

   Nota-se também que os italianos são, em sua maioria, carismáticos, bastante expressivos e fazem questão de que o turista saiba o seu idioma oficial, mesmo tendo um bom domínio em língua inglesa, algo que não foi notado nos outros dois países visitados pela personagem principal. As divergências entre gêneros também não é tão alarmante, podendo homens e mulheres, por exemplo, dividirem a audiência de uma partida de futebol em bares ou restaurantes sem nenhum problema. Liz fez amizade com a sueca Sofi, namorada de seu instrutor de italiano Giovanni, e também com o hilário Luca Spaghetti, conhecendo-o numa barbearia. Passou 4 meses em Roma, tendo uma passagem rápida por Nápoles.

   Continuando a sua jornada partiu para a Índia e logo teve um choque de realidade com o contraste socioeconômico do país, também muito populoso e segregado. Se instalou em uma comunidade religiosa local, em busca de paz interior mas teve de enfrentar várias adversidades tanto físicas quanto psicológicas. Os costumes indianos se baseiam pincipalmente na religiosidade iminente, subserviência da mulher perante o seu marido depois de casamentos arranjados e forçados, respeito às castas superiores e altruísmo hindu. Vive economicamente do comércio de especiarias e artesanato locais, baseados nas figuras hindus e apesar da pobreza extrema os habitantes são festeiros e obedientes às regras impostas, algo bastante peculiar. Por ter sido colônia da Inglaterra durante séculos, os habitantes em sua maioria dominavam bem o inglês, com sotaques é claro, e assim a escritora não teve muitas dificuldades quanto à se comunicar com as pessoas.

   Liz acabou não se encontrando com o guru, mas aprendeu valores importantíssimos e, compartilhando experiências com as pessoas do local, finalmente conseguiu o equilíbrio e a paz que tanto buscara, mas ainda assim era insegura quanto ao amor e pensava sobre seus relacionamentos anteriores, frisando o ex-marido Stephen e o affair David. Também teve conhecimento da batalha enfrentada por Richard “do Texas”, um homem de uma certa idade que buscava se perdoar dos erros cometidos no passado, custando-lhe sua família. Passou 6 meses no local, fazendo amizade com Tulsi, uma jovem indiana que se viu obrigada a se casar com um rapaz que nem conhecia, além de ter uma relação curiosa, talvez até cômica, com Richard.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com