TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TITULO: “O DESPERTAR DA LEITURA”

Por:   •  22/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  4.012 Palavras (17 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

LETRAS- LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E INGLESA

TITULO: “O DESPERTAR DA LEITURA”

        

ALUNA:

8111714792- KÁTIA PEREIRA DA SILVA

ORIENTADORA EAD: RAFAELA BALDUINO DE SOUZA SILVA

TUCURUÍ-PA

11/2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------03

JUSTIFICATIVA-----------------------------------------------------05

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA----------------------------------06

OBJETIVOS----------------------------------------------------------11

METODOLOGIA----------------------------------------------------11

RECURSOS-----------------------------------------------------------12

AVALIAÇÃO DO PROETO---------------------------------------12

CRONOGRAMA----------------------------------------------------13

CONCLUSÃO--------------------------------------------------------14

BIBLIOGRAFIA-----------------------------------------------------15

TEMA: “O DESPERTAR DA LEITURA”

“UM NOVO OLHAR PARA A LEITURA NAS TURMAS DE 6º ANO”

AUTORIA:

8111714792- KÁTIA PEREIRA DA SILVA

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo principal o “Despertar” de crianças de 6º ano para o mundo da leitura, mostrando a importância do ato de ler. Buscando a ideia de recontar historia através de estratégias diversas de apresentação que provoquem prazer e entusiasmo, onde os alunos possam interagir entre si, buscando cada vez o interesse pela leitura, pois se observa que a mesma é primordial no ensino-aprendizagem e que ler é ampliar horizontes.

PALAVRA-CHAVE: DESPERTAR, LEITURA E CONHECIMENTO.


1- INTRODUÇÃO

Sabe-se que nas escolas públicas do Brasil há um déficit no ensino/aprendizagem da leitura que abrange todo o sistema de ensino no que se refere à leitura e interpretação de textos. Desse modo, visando tornar alunos “leitores”, o presente projeto tem por objetivo incentivar a leitura fazendo com que esses alunos despertem para o maravilhoso mundo da leitura.

Fazendo-nos entender que a leitura não é uma simples prática escolar, mas um processo desencadeado pela vontade ou necessidade do leitor em compreender os textos que estão em sua volta. Para tanto, faz-se necessário desenvolver a leitura de modo a formar alunos leitores que saibam ler criticamente diferentes tipos de textos. Para Lajolo (1982, p.59).

Ler não é decifrar, como um jogo de adivinhações, o sentido de um texto, mas sim lhe atribuir significado, relacionando-o com outros textos significativos, reconhecendo nele a leitura que seu autor pretendia, podendo entregar-se a ela ou rebelar-se propondo outras significações.

Diante de Lajolo podemos afirmar que a leitura vai muito além da decodificação de símbolos linguísticos, ou de interpretações apontadas através de questionários, o desenvolvimento de leitores críticos deve-se começar desde a primeira infância e a escola ainda é a principal norteadora para essa pratica de leitura que é tão importante e indispensável para a vida das pessoas.

Considera-se ainda que o gosto pela leitura seja construído através de um longo processo que é fundamental para o desenvolvimento das potencialidades leitoras desse aluno e a utilização de diversos tipos de texto como recurso pedagógico pode ser enriquecida e potencializada pela qualidade das intervenções do educador. Portanto, os jovens e as crianças precisam ser seduzidos para a leitura, desconsiderando neste processo qualquer artificio que possa tornar a leitura uma obrigação. A leitura precisa ser de forma livre, mas direcionada.

Dessa forma ela é vista como um processo que se inicia no conhecimento de mundo de cada leitor e para que esse leitor percorra as etapas da leitura ele precisa sentir prazer nessa atividade. De esse modo o projeto O DESPERTAR DA LEITURA na EMEF Plácido de Castro, apresenta-se como uma alternativa para se trabalhar a leitura na escola, pois se acredita que a base da aprendizagem esta no ensino da leitura, utilizando-se de diversos tipos de texto para despertar o interesse e uma melhor relação do aluno com a leitura, tornando-a algo prazeroso.

Com este projeto, espera-se despertar o gosto pela leitura. Os alunos serão apresentados a um texto que trabalha com conhecimentos prévios, e, além disso, terão, ao longo do ano, livre escolha das leituras a serem feitas. Essas serão mediadas pelo professor, que oportunizará a participação do aluno nas discussões. Espera-se, ainda, procurar envolver todos os alunos e despertar o gosto e o prazer pela leitura, bem como contribuir na formação de leitores autônomos e competentes. Portanto, é grande a importância de se desenvolver nas escolas projetos voltados para a leitura. Para tanto, precisamos de professores comprometidos com o trabalho e que estejam dispostos a envolverem-se de tal maneira a quebrar barreiras para a realização de um trabalho inovador.

2- JUSTIFICATIVA

O ato de ler vai além de evocar letras e sons, mas saber o seu real significado. Essa leitura implica em entender o que se lê. Ler as entrelinhas de uns textos entendendo então que a leitura é uma construção de sentidos e que a leitura de mundo e a leitura das palavras devem caminhar juntas, pois, o leitor busca no texto um ponto de partida para um conjunto de informações que estão produzindo sentido em um contexto concreto, relacionando essas instruções com as informações que já fazem de seu conhecimento podendo entender “a leitura como um processo individual, porque depende da cognição do leitor, e ao mesmo tempo como um processo interativo, porque depende das relações de quem lê com o contexto em que vive.” Cafiero (2005, p.30). Desse modo, quando alguém lê e diz que não entendeu nada, não adianta pedir para que leia novamente, pois as informações estão lá no texto. Essa pessoa decodificou os símbolos, mas não conseguiu estabelecer relação entre o que decodificou e seus conhecimentos anteriores, portanto, não haverá compreensão.                            

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (201.6 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com