TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INDIVIDUAL

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO EM GRUPO – TG

Alunos: RA:

Ariele Eidt RA: 1301256

Maristela Pinto de Lima Giotto RA: 1302843

Nataniel dos Santos Nunes RA: 1301750

PÓLO

São Miguel do Oeste

2015

A autora faz jogo de palavras, recorre à intertextualidade explícita, cria neologismos, faz da metalinguagem um tema. Diante disso, vamos profundar um pouco mais nossa leitura:

Destaque exemplos de neologismo (invenção de palavras) e discorra sobre sua importância no poema.

A autora Ana C. cria o primeiro neologismo “gatografia” pelo fato de não ter conhecimentos o suficiente em relação aos felinos, enfatizando assim o tema e reforçando a ideia de que não imagina a expressão escrita dos gatos. Em seguida a autora faz o uso do neologismo “hipopotas”, referindo-se a fêmea do animal hipopótamo, que é inexistente no mundo animal pelo fato de ser um substantivo epiceno. Também usa este termo para descontrair o leitor e acentuar e sintetizar as expressões também conhecidas como palavras pátrias, que já é tendência no linguajar brasileiro.

A autora fala da linguagem (do gato, mas também da linguagem do poeta) e, em

especial, o papel do ser humano em nomear os seres. Que verbo sintetiza a opinião da autora sobre o ato de nomear?

O verbo criado pela autora para sintetizar o ato de nomear constantemente do ser humano e a criação de seres e coisas é “arco-irisar”, quando ela fala em “deixar arco-irisado esse meu salto”.

Ela questiona sobre o nome gato nos versos “e o nome do gato?/ J. Alfred Prufrock? J. Pinto Fernandes?” Sabendo que J. Pinto Fernandes é um nome que aparece no poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade, nomear, escrever, desenhar são ações de que tipo: reais ou ficcionais? Afinal, o que é literatura na concepção dada pela poetisa?

De acordo com o contexto da poesia e os verbos citados, pode-se concluir que ambos se entrelaçam e tratam de uma literatura ficcional, sendo que esta provoca a imaginação, criatividade e sonhos a serem realizados. Assim a poeta passa a ideia de que a literatura é ficcional, pois não usa termologias específicas e tão pouco objetivas, porém esta, causa no leitor a imaginação do que se transpassa nas “entre-linhas” do texto.

Referências:

Revista Scripta 250608 final grafica.pmd 276 25/3/2015, 12:58SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 11, n. 20, p.273-288, 1º sem. 2007 277.

(2015, 03). Artimanhas de um Gasto Gato. TrabalhosFeitos.com. Retirando 03 de março de 2015 de: http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Artimanhas-de-um-gasto-gato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com