TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias Aplicadas A Educação

Monografias: Tecnologias Aplicadas A Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 3

TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO

Tecnologia na educação

Nas escolas encontram-se professores despreparados em relação ao uso das tecnologias em sala de aula, pois estes, na grande maioria não possuem uma preparação especifica para usá-las sendo um elemento neutro em suas mãos. Estando bem preparados eles saberão utiliza-las em suas práticas pedagógicas cotidianas.

O professor mal preparado não saberá lidar com o avanço tecnológico e a escola não pode ser isolada da sociedade, tendo sintonia entre o que a criança vivencia na escola e fora dela a tecnologia não é uma solução para os problemas da educação, mas é um meio que se insere nas praticas pedagógicas, que ajuda o professor, cabe ele usar a criatividade a inovação para que suas aulas se tornem atraentes aos alunos tendo melhoras na educação, tendo cidadãos críticos, éticos só assim elas irão tornassem as pessoas em humanas. Hoje se tem as redes sociais, pessoas do mundo todo estão conectadas, comunicando com pessoas do mundo todo. Desde cedo as crianças já aprendem a usar o computador, a entrar na internet.

Um professor preparado tecnologicamente sabe utilizar os recursos tecnológicos em prol do conhecimento e avanço educacional, para que o aluno esteja formado e capacitado adaptando-se ao mundo moderno.

O professor que não utiliza recursos tecnológicos não o torna despreparado ou incapaz, pois usar o método tradicional não é errado, ele apenas o limita às possibilidades e as facilidades de um mundo moderno.

Aliando-se à criatividade, o professor pode equilibrar tecnologia e educação, com o intuito de promover a interação dos alunos com o conteúdo ministrado.

A Tecnologia faz com que a grande massa desfavorecida de aprendizagem e possibilidade de compreensão, procure através de pesquisas e modos de estudos próprios, uma melhor compreensão de conteúdos, como um tipo de reforço à aprendizagem dada na escola.

O uso indevido da tecnologia pode trazer malefícios maiores do que benefícios, o uso de aparelhos tais como; celular, notbooks e etc, dentro da sala de aula, pode causar a distração de forma com que o aluno fique desatento a aula, perdendo a aprendizagem fornecida. Cabe ao professor ou a direção da escola, impor regras controlando o uso desse tipo de aparelho, para que futuramente não atrapalhe a aprendizagem do aluno.

A tecnologia na educação, tem se tornado muito ampla, trazendo vários métodos pedagógicos, falibilidades e mais possibilidades de um ensino aprendizagem cujo aluno se interesse e interaja melhor a esse método de ensino. Para que isso aconteça, é preciso que os professores se adaptem e estejam preparados, capazes para lidar com essa variedade tão grande que lhes é oferecida.

Deve se ter o conhecimento dos benefícios e malefícios trazidos pelo mesmo, pois o uso inadequado do universo tecnológico pode trazer complicações piores do que o beneficio dado por ele.

Com o surgimento das novas tecnologias, abriu-se a possibilidade de estudar online, um novo ensino, que cada vez mais se amplia. Na relação presencial, é o professor quem atua como mediador pedagógico entre a informação passada e a aprendizagem por parte dos alunos. Já nos sistemas de educação à distância a mediação pedagógica se dá através dos textos e outros materiais colocados à disposição do estudante.

A busca pela aprendizagem é um importante fator pela opção do estudo online, principalmente para pessoas que não tem possibilidades. Constatou-se que este ensino proporciona ao aluno o auto aprendizado.

Concluímos que a tecnologia veio para facilitar e melhoras todo o processo de ensino aprendizado,e que através dela os professores consigam interagir melhor com os alunos, eliminando qualquer tipo de exclusão, e incluído um modo mais eficaz da interação dentro da sala de aula.

Referências bibliográficas

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e

mediação pedagógica. 19. ed. Campinas: Papirus, 2000. PLT 338.

LANTEC. Link TV Dante: Entrevista com o prof. Sérgio Ferreira do Amaral: TV digital

interativa, redes sociais e vídeos em sala de aula. 2011. Disponível em:

<http://lantec.fae.unicamp.br/site/index.php?option=com_content&view=article

&id=16&Itemid=19>. Acesso em: 23 set 2012.

SCHNITMAN, Ivana Maria. Mediação pedagógica e o sucesso de uma experiência

educacional online. Revista Educação Digital. 2011. Disponível em:

<http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2263>. Acesso

em: 23 set. 2012.

...

Baixar como  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »