TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Literária Poética

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

A esclarecedora análise mostra que este “rondó” é alta poesia, extraindo de seus elementos insumo para reflexões variadas, numa abordagem estrutural que consegue achar inclusive a tão cobiçada relação entre forma e conteúdo. A análise discute o contexto em que o poema foi escrito, e nos ajuda a perceber o que o poeta tentou transmitir com suas palavras as cenas que acontecem à sua volta, aos seus próprios sentimentos. Quando lemos o poema, temos a impressão de que tudo acontece “ao mesmo tempo”, dentro e fora do poeta. Antes de lê-lo, Candido nota suas características visuais como pontuação, organização, estrofação, rimas, etc.. Essa análise também nos ajuda a notar características peculiares que podem ter significado para a compreensão do poema. A repetição acaba por criar um ritmo. Se forçarmos um pouco as pausas (marcadas pelas vírgulas), o ritmo nos dará a nítida impressão de uma imitação. Com ela, Candido pretende destacar o ritmo de galope do poema, notando que enquanto os cavalos deslizam como em um carrossel, os homens “galopam” como cavalos.

Candido analisa também os segundos de cada estrofe através da contradição que podem ser vistas não somente nas palavras, mas também pelo ritmo analisado. Existem figuras de linguagens no poema, como o uso de ironia, antítese. É também brevemente mencionado o uso de linguagem popular que vai contra o gênero utilizado, servindo também para destacar a ironia do texto.

Resíduos perigosos são aqueles que podem ser nocivos, no presente e no futuro, à saúde dos seres humanos, de outros organismos e ao meio ambiente.

Entre as formas mais comuns de disposição no solo encontram-se os aterros de armazenamento, lagoas superficiais, armazenamento em formações geológicas subterrâneas e injeções em poços. O objetivo básico dessas alternativas é evitar a circulação dos resíduos perigosos no meio ambiente, embora nem sempre isso seja conseguido com sucesso. (BRAGA, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com