TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pós Aula Teoria e Técnicas em Grupo

Por:   •  28/5/2022  •  Resenha  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 3

HISTÓRIA DA PSIQUIATRIA

Luís Guilherme Sousa Carstens, 5° Período de Psicologia, 15/03/2022

O autor inicia seu estudo relatando sobre a experiência que teve em 2013 durante a Jornada Paulo Guedes daquele ano na Fundação universitária Mário Martins de Porto Alegre - RS, onde tal evento o fez refletir e pesquisar em seu índice bibliográfico de psiquiatria sobre o destino das psicoterapias de grupo. Foi então que percebeu a pequena variedade de estudos publicados e a sua considerável diminuição de publicações com o passar dos anos.

Dessa forma, Piccinini inicia seu relato sobre os fatos e teorias em psicoterapia de grupo. Ele constata que será considerado como “fatos” as experiências realizadas (os feitos) e como “teorias” as tentativas de compreensão e a explicação sistemática dos tais fatos entendidos por ele em seus estudos.

O autor então percebe que se distinguem as psicoterapias de grupo em quatro tipos principais: a repressiva, a didática, a psicodramática e a psicanalítica. Em seguida então, ele passa a explicar sobre a definição e seu ponto de vista sobre cada método de grupo terapêutico.

  • Método Repressivo:

Fundado por Pratt, em 1905, serviu como base para as Psicoterapias de Grupo. Ele partiu de sua observação da convivência de pacientes tuberculosos e suas relações na sala de espera de um dispensário. Pratt percebeu benefícios da formação desses grupos e começou a reuni-los em classes semanais que constataram resultados positivos e pontos como desejo de aprovação do líder (o terapeuta), aumento do sentimento de importância, chamado a correção, entre outros…

  • Método Didático:

Aplicado pela primeira vez em 1921 por Lanzell, o método didático baseia-se na conferência, leitura e discussão de livros, artigos e revistas, bem como o relato de casos clínicos reais ou imaginários como meio terapêutico de grupo. Segundo o aplicador, os resultados podem ser descritos como satisfatórios uma vez que ocorre a facilitação de uma transferência positiva, através do aspecto impessoal das comunicações geradas pelas palestras e uma maior aceitação do material quando em psicoterapia individual posterior

  • Método Psicodramático:

Consiste em uma psicoterapia de grupo criada e desenvolvida por Jacob L. Moreno a partir de 1911. Em sua concepção, todas as psicoterapias são psicodramáticas, mas a sua a que tem maior extensão. Utiliza-se cinco instrumentos nesse método: a cena, o paciente, o diretor, os Egos-auxiliares e o público. A visão teórica de Moreno é que o ego individual só se desenvolve através do auxílio dos egos auxiliares (os pais, professores, etc.).

  • Método Psicanalítico:

Esse método apresenta pequenas variações, mas que observam fatos comuns nos grupos terapêuticos conduzidos dessa forma.

Ele presenta duas diferenciações de orientações, a primeira foca no indivíduo e no direcionamento de suas interpretações para e ele ou para as relações que se estabelecem entre um ou dois integrantes do grupo, e a segunda que trata o grupo como um todo e dessa forma prontamente encaminha as interpretações.

Para finalizar, após se aprofundar um pouco sobre cada método, o autor ainda faz uma espécie de revisão de como funcionam os grupos e o modo como atua o tratamento.

Texto base de Walmor J Piccinini. História da Psiquiatria - SOBRE A PSICOTERAPIA DE GRUPO. Novembro de 2013 - Vol.18 - Nº 11. Disponível em: https://www.polbr.med.br/ano13/wal1113.php 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com