TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da literatura 1

Por:   •  18/4/2015  •  Artigo  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 3

Resposta da prova 2

  1. O texto não literário tem caráter objetivo, como uma reportagem, um artigo opinativo ou científico, já os textos literários podem delirar à vontade, usar metáforas, palavras inventadas, sendo a estética sua característica mais importante.

  1. Ao analisarmos o papel da Teoria da Literatura, que apesar de parecer um recurso para ensinar o poeta a escrever um texto literário, o que não é verdade, pois se trata de outra parte da literatura que são atribuições da retórica da poética, segundo Vitor Manuel e Aguiar e silva, se trata de uma disciplina cuja função é não oferecer réguas a ninguém, mas sim fazer com que a pessoa conheça e compreenda o estético literário para questionar, analisar, criticar e procurar entender os diferentes tipos de textos sem precisar utilizar os outros meios de estudo para sua análise, no entanto com apesar de todas essas citações chega se a conclusão de que não há uma principal característica para a teoria da literatura, mas sim infinitas ou um processo para analisar qualquer texto que surge e qualquer texto diariamente.

  1. Vem da palavra “lira”, instrumento musical utilizado pelos gregos em seus cânticos. Por muito tempo as poesias eram cantadas, e posteriormente passaram a ser declamadas, sem o acompanhamento do instrumento musical. Mas porem não perdeu a sua musicalidade, e até hoje faz uso de recursos como rima, rítmica, métrica, estrofes e versos, combinações de palavras, figuras de linguagem, dentre outros recursos que são essencialmente musicais. A poesia moderna trouxe muitas novidades, desprendendo-se destes recursos e abraçando o verso livre, sem rima, sem métrica, com estrofes irregulares. Esse gênero também é caracterizado por expressar emoções, sentimentos e sensações, sendo um texto subjetivo. Vejamos as principais poesias pertencentes ao gênero lírico: Ode, hino, elegia, idílio, écloga, epitalâmio, sátira.
  • Ode
  • Sátira
  1. D
  2. A) O drama em grego significa ação, em sua essência pode significar tragédia ou comédia. Tanto o drama quanto a tragédia ambos são idênticos, o que muda é o final que no drama é feliz e na tragédia o final.

       B) As partes principais da tragédia clássica grega são o Prólogo (introdução e preparação para a entrada do coro), o Párodo (entrada do coro), Episódios (cenas no palco, entre os cantos corais, com os atos que constituíam a intriga), Estásimos (trechos líricos executados pelo coro), o Epílogo (desenlace ou desfecho).

A tragédia clássica latina (influenciada pela comédia nova grega) apresentava o Prólogo (exposição inicial), os Episódios (os atos que constituíam a intriga) e o Êxodo (desenlace ou desfecho).

6) Do grego “épos”, significa “versos”. É a narrativa em versos que apresenta um episódio heroico da história de um povo. Na estrutura épica temos: o narrador, o qual conta a história praticada por outros no passado; a história, a sucessão de acontecimentos; as personagens, em torno das quais giram os fatos; o tempo, o qual geralmente se apresenta no passado e o espaço, local onde se dá a ação das personagens. No gênero Épico, geralmente existe a presença de figuras fantasiosas que ajudam ou atrapalham no curso dos acontecimentos. Quando as ações são narradas por versos, temos o poema épico ou epopeia. Dentre as principais epopeias, temos: Ilíada e Odisseia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com