TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias do currículo escolar

Por:   •  8/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 4

Teorias do currículo

Metodologias de ensino e processos de aprendizagem, geram um campo de discussão tão amplo, quanto as formas de se trabalhar cada aspecto. Quando se usa o termo educação e preciso pensar que se trata de um processo cultural e social, evitando trata-la como um processo mecânico de mera repetição. A educação deve-se se basear na sociedade e o local onde esta sendo aplicada.

Deve se levar em consideração vários aspectos que envolvem o aluno, tais como, classe social, experiências e conhecimento de mundo. O professor precisa reconhecer as diferenças culturais vinculadas á origem do aluno, social e cultural e aprender a relacionar o trabalho que se faz em sala com as vidas que os mesmos levam fora da escola, e preciso trazer a vida do aluno para dentro de sala, e saber lidar com as diferentes capacidades, motivações , e formas de aprendizagem de cada um, para que eles sejam capazes de interpretar a realidade e se tornem mediadores do próprio ensino.

E necessário respeitar o ritmo diferente e individual de aprendizagem de cada criança, os alunos aprendem de varias maneiras e preciso que o professor diversifique seus métodos, não se prendendo a tal método, para que as aulas sejam mais produtivas e assim os alunos possam tirar o Maximo de proveito da aula, e propiciando a interação entre si e com o professor. Uma vez que o aluno é protagonista de sua aprendizagem, ativamente agindo na construção de seu conhecimento, percebemos a mutabilidade do currículo.

Norteando-se nas teorias iniciais do currículo, na metodologia Tradicional, e Nítido que o aluno rejeita uma aprendizagem mecânica e se sente desmotivado com aulas repetitivas e padronizadas. Sendo esse um dos principais motivos para a renovação constante do currículo escolar, vendo que o mesmo não pode apenas ser baseado em classes de maios poder na sociedade. A escola como um espaço cultural, deve perpassar tal ponto de vista, amplificando o ensino e as metodologias, buscando alcançar todos os grupos instaurados naquele ambiente, o que vai contra a teoria crítica, seguindo os preceitos das teorias pós-críticas, buscando encontrar e combater o estigma dentro do ambiente escolar

Tendo como base a visão social e interacionista da educação, e levando em conta que o currículo responde à época, público e local para o qual é direcionado, encontramos questionamentos em como utilizar de forma otimizada as direções oferecidas por esse documento. Ainda segundo Silva, “...a elaboração de um bom currículo escolar deve levar em consideração aspectos ontológicos, epistemológicos e axiológicos do ser, bem como o capital social, gerador de inovação, responsabilidade e participação cívica...”, o que fomenta a necessidade de uma avaliação cultural na idealização e realização de tal construção. Pode-se inferir baseado nisso, que ao aluno deve ser ensinado como interagir, raciocinar e compreender o mundo ao seu redor, antes de conteúdos mecânicos. Por assim dizer, o aluno deve aprender a aprender, tendo suas habilidades cognitivas desenvolvidas através de atividades significativas, que se encaixem em seu contexto social e cultural.

O ensino deve ser feito de forma progressiva e continuada, a organização do conteúdo deve seguir uma sequencia lógica, para que as atividades propostas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com