TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: Pesquisa e análise de práticas pedagógicas na escola inclusiva

Por:   •  20/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ[pic 1]

LETRA- LIBRAS- PORTUGUESA

EDUCAÇÃO ESPECIAL

PROFESSOR(A) TUTOR (A): CYNTIA MARIA SILVA FERRINI

ALUNA : ANA PAULA COUTINHO GUIMARÃES

                               DATA  DA OBSERVAÇÃO: 08/04/2019

                               MODALIDADE DE ENSINO: EDUCAÇÃO INFANTIL

TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: Pesquisa e análise de práticas pedagógicas na escola inclusiva.

INTRODUÇÃO

A pesquisa foi realizada numa rede municipal no interior do Rio de Janeiro. No período da tarde, com um professor da modalidade de ensino infantil com uma entrevista e observação da prática em sala de aula inclusiva. Ao conversar, com o docente notei que a escola realiza parceria com a comunidade e os familiares dos alunos. Anualmente, fazem votação para decidir junto com a escola um conselheiro escolar e alguns pais são candidatos, uma maneira de envolver no processo de fiscalização, na tomada das decisões e manutenção do sistema da escola promovendo transparência e democracia educacional .Pois, a finalidade desse órgão escolar e que acompanhar e opinar sobre os aspectos político-pedagógicos, administrativos, financeiros podendo a comunidade e local fazerem parte. Esse processo democrático, nem sempre foi assim, no decorrer da ditadura militar a educação era emposta com autoritarismo, não tinha espaço para uma gestão pedagógica transparente. Mas, esse contexto histórico, mudou, segundo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), especificamente, no artigo 14, que vigora a responsabilidade de cada instituição pública de ensino definir suas formas de gestão democrática. Abrangendo a participação dos profissionais de educação na realização de projetos pedagógicos e das comunidades escolares  e atuação da comunidade escolar e local conselhos escolares. O Ministério da Educação (MEC),crio Plano Nacional De Educação (PNE),meta 19,com objetivo de garantir as condições a uma gestão democrática. Dentre esses objetivos está a formação e fortalecimento dos conselhos escolares. São disponível pelo MEC cursos de formação presencial e a distância para melhor capacitar nesse órgão e publicações para leitura sobre o tema.

OBJETIVOS

Na sala de aula observei a forma como professor interagiu com o aluno incluso,

especifico deficiente auditivo. Promoveu a interação entre a escola, funcionários, família e os colegas da classe, para não haver distinção. Acolheu essa criança, independente do grau da limitação. Trabalhou o mesmo conteúdo da classe, adaptando para sua realidade, com ajuda de um Interprete em Libras. Faz modificações no currículo e estratégias metodológicas para o acesso a todos. A escola possui algumas adaptações como rampa de acesso, banheiros e salas de aulas. Porém, ainda apresenta desafios segundo, o professor cada aluno incluso apresenta suas particularidades e construir um vínculo de confiança exige trabalho e muita dedicação. Outro desafio é a capacitação  vinculada com a realidade das escolas. Muitos cursos promovem qualificações porém, não condis com  ambiente escolar. E o preconceito com o diferente,  muitas das vezes não é compreendo pela família e a comunidade. Outros pontos encontrados e a falta de materiais de estimulação que possam contribuir para formação do aluno incluso. Mesmo, tendo vários dificuldades o comprometimento, dedicação e a persistência sempre são caminhos alternativos para atingir os objetivos, relatou o discente.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE OBSERVADA

             No dia 08/04/2019,na instituição  municipal no interior do Rio de Janeiro, no

período vespertino, na educação infantil. Foi realizado um entrevista e observação da prática pedagógica no regine regular inclusivo. Segundo o professor, utiliza de várias metodologias de acordo com o tipo de deficiência de cada aluno, como : livros coloridos, fantoches, jogos didáticos, massinhas, objetos  que chamem a atenção do aluno, brincadeiras e utilização da libras para os alunos

 surdos. Uns dos fatores, quando uma criança chega a uma classe regular é a timidez, e é nesse caso ,que o mediador faz o contato com esse aluno surdo para facilitar a interação entre o professor e os colegas da classe. Para com ajuda do professor propiciar caminhos para uma aprendizagem eficaz. Atrás , de muitas pesquisas para  suprir as necessidades especificas do aluno, o planejamento rotineiro é realizado, no caso, dessa turma a Língua Brasileira de Sinais(libras).As adaptações são feitas de acordo com a idade, e limitações desse aluno, como: recortes para montar atividade audiovisuais .Ao ver, do docente o tempo e os recursos adotados são poucos, mas busca aproveitar ao máximo tornar eficiente o aprendizado e o ensino. A utilização do interprete facilita ao professor a comunicação e o aprendizado desse aluno, pois ambos querem o desenvolvimento desse aluno. E como essa criança está iniciando o processo de comunicação através da Libras.  No processo avaliativo é feito por ficha, toda semana e ao final de cada bimestre ,com  o objetivo de verificar o desenvolvimento desse aluno e dos outros alunos. E mostrar a família que  possui um papel muito importante na caminhada . Percebi que a estrutura em sala de aula que é mais ampla e espaçosa e bem arejada, os banheiros possuem adaptações e rampa de acesso na entrada da escola. Além, disso a direção junto com os professores promovem parecerias com a comunidade e os familiares dos alunos, estimulando sempre a presença deles no âmbito escolar. Um dessas estimulações, é escolher anualmente, pais representantes para o conselho escolar para junto com equipe educacional representar e fiscalizar com transparência as rotinas da escola. Estive junto com o professor na observação da prática com esse aluno surdo, foi muito satisfatório para minha experiência acadêmica vivenciar inclusão, pois todas as atividades que o professor passava para turma e para o aluno incluso eram as mesmas, com algumas adaptações. Mesmo, tendo de enfrentar muitos desafios na questão de recursos pedagógicos, do preconceito e a capacitação que não engloba a realidade da sala de aula, o professor fica disposto a encarar suas responsabilidades com muita sabedoria. Procurei nessa prática buscar caminhos para minha vida acadêmica de como trabalhar com alunos inclusos, pois não é uma tarefa fácil vindo de todos os percalços submetidos diariamente. É de extrema importância essa experiência  contribuiu de muitas maneiras para o meu aprendizado. Com relações as leis dos direitos as pessoas com deficiência, pode ser observado que ainda precisam ser cumpridas, embora  nessa escola apresente o direito de inclusão desse aluno,a preocupação e o ensino deve ser eficiente também. Mesmo, sendo lei o direito a inclusão, muitas escolas ainda não apresentam essa realidade. Dessa forma, ainda é preciso muitas lutas para o dever ser cumprido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (103.7 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com