TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Linguagem

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  1.318 Visualizações

Página 1 de 2

 EXERCÍCIOS COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL

1) Substitua os * pelas palavras destacadas, de forma a torná-lo coeso e coerente:

A ansiedade costuma surgir quando se enfrenta uma situação desconhecida. Ela provoca preocupação exagerada, tensão muscular, tremores, insônia, suor demasiado, taquicardia, ou até transtornos mais graves, como fobia, pânico ou obsessão compulsiva. O medo de falar com estranhos ou de ser criticado em situações sociais, pode indicar uma ansiedade generalizada, por isso requer acompanhamento médico embora apenas 20% das vítimas de ansiedade busquem ajuda médica, o problema pode e deve ser tratado.  Além de procurar um clínico-geral num primeiro momento, é importante a orientação de um psiquiatra, o qual prescreverá a medicação adequada.

além de - quando – embora – por isso - como - o qual

2) Estabeleça a coesão do texto abaixo, eliminando as repetições:

“O golfinho nada velozmente e sai da água em grandes saltos fazendo acrobacias. É um mamífero e, como  tal, só respira fora da água. Ele vive em grupos e comunica-se com os outros através de gritos estranhos que são ouvidos a quilômetros de distância. É assim que pede ajuda quando está em perigo ou avisa onde há comida. Ele aprende facilmente os truques que o homem ensina e é por isso que muitos são aprisionados, treinados e exibidos em espetáculos em todo o mundo”.

ADEQUAÇÃO DA ORALIDADE PARA A ESCRITA

3) Transforme a resposta do aluno em um texto escrito. Elimine as marcas da linguagem oral, procure ser coerente e objetivo, mas em nenhum momento mude a opinião dele.

Professor: O que é persuasão?

Aluno: Bom, você está me perguntando se eu sei o que é persuasão, pois é, acho que sei, que tenho uma idéia, persuasão é assim que nem quando você convence alguém, a pessoa, a fazer o que você quer que ela faça, Ahn, com argumento. Com argumentação, quer dizer, na minha opinião, eu acho, é quando alguém te leva a pensar como ele, assim, você segue as ideias dele porque ele te levou a acreditar que você está certo. Desse jeito, persuasão é convencer você a fazer alguma coisa e  a pensar do jeito que querem que você pense, do mesmo jeito que na publicidade, digamos, que é um bom exemplo de persuasão o pessoal da TV e do rádio, e eu acho, também dos jornais, e tem muitos mais exemplos de persuasão. Com argumentação, um bom exemplo é que eu estou tentando persuadir, o senhor, de que eu sei, tenho ideia, acho, que, eu acho que sei o que é persuasão!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com