TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho resenha o nome da rosa

Por:   •  12/11/2015  •  Resenha  •  1.852 Palavras (8 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

KÁTIA TORQUATO. RU:1029362

RAFAEL IACHITZKI. RU:1029388        

PORTFÓLIO

UTA-LEITURA

FASE 1

CANOINHAS

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

KÁTIA TORQUATO. RU:1029362

RAFAEL IACHITZKI. RU:1029388        

PORTFÓLIO

UTA – LEITURA

FASE 1

Relatório de Portfólio da UTA – LEITURA FASE-1

Apresentado ao curso de Licenciatura em Letras – Língua

Portuguesa e Literaturas do Centro

Universitário Internacional UNINTER.

Tutor Local:  Andréia Gusmão Nogueira / Dione Grein da Cruz

Centro Associado: Curitiba

CANOINHAS

2015

SUMÁRIO

ATIVIDADE 1 - LEITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA

1- Análise do filme o Nome da Rosa .......................... Pág. 04

1.2- Resenha ............................................................... Pág. 03

ATIVIDADE 2- CONTEXTOS EDUCACIONAIS

2.1- A cultura Egípcia e sua respectiva escrita............... Pág. 07

2.2 - Imagem da escrita e escola Egípcia ...................... Pág. 09

3- CONCLUSÃO .............................................................. Pág. 12

4 - BIBLIOGRAFIA ............................................................ Pág.12



ATIVIDADE1


1) Análise do filme O Nome da Rosa, observação no filme do acesso que se tinha aos livros, ás bibliotecas, quem detinha conhecimento na época. Pesquisa sobre o acesso que hoje se tem no conhecimento, leituras, em materiais físicos ou digitais.

O Filme O Nome da Rosa é uma crônica da vida religiosa, do século XIV o enredo desenvolve-se na última semana de 1327, num mosteiro da Itália medieval.

A personagem principal do filme é a biblioteca por ser o lugar onde ocorre a maioria dos fatos principais do filme pois era preciosa e poucos tinha acesso aos livros. As mortes estariam relacionadas a um livro. O livro II do Poético Aristóteles que falaria sobre o humor e a comédia depois de rirem daquilo que haviam lido os monges morriam envenenados pois era o preço que pagavam por lerem um livro da literatura inadequada.   O filme pode ser interpretado como tendo um caráter filosófico, quase metafisico, já que nele também se busca a verdade, a explicação, a solução do mistério, a partir de um novo método de investigação. E willian de Baskerville, um monge franciscano detetive, e também filosofo, que investiga, examina, interroga, duvida, questiona e, por fim, com seu método empírico e analítico, desvendo a mistério, ainda que para isso seja pago um alto preço.
O pensamento na idade média, dominado pela igreja católica, deixava os outros seres humanos na ignorância. Os antigos escritos em pergaminhos eram escrito em Latim, e tudo era guardado em uma biblioteca secreta, o que se passa na biblioteca secreta do mosteiro, revela um paradigma da secreta biblioteca, porque ela inclui obras que não estão devidamente interpretadas no contexto do cristianismo medieval, o acesso a biblioteca é restrito, porque ali um saber que ainda estritamente pagão. 
Durante a idade média uma das práticas mais comuns nas bibliotecas dos mosteiros eram apagar obras antigas escritas em pergaminhos e sobre elas escrever ou copiar novos textos. Eram chamados palimpsestos, livretes em que textos científicos e filosóficos na antiguidade clássica eram raspadas das páginas e substituídas por orações rituais litúrgicos. Neste tratado os cristãos podem e devem tomar da filosofia grega pagã tudo aquilo que for importante e útil para o desenvolvimento da doutrina cristã, desde que seja compatível com a fé.
Grandes debates filosóficos e religioso surgiram. Os humanistas racionalistas, acreditavam que graças a ciência e as técnicas, o homens seria capaz de vencer todas as misérias do mundo, até criar uma era de grande prosperidade e completa felicidade material. A crítica ao poder e do esvaziamento dos valores pela demagogia, violência sexuais, os conflitos no seio dos movimentos heréticos, a luta contra a mistificação e o poder continuaram.
Apesar das transformações ocorridas ao longo do século, poucas mudanças ocorreram, pois muitos educadores, ainda estão apegados a uma prática formalísticas e mecânica onde aprender a ler / escrever acaba sendo para a maioria dos alunos, um decorar de signos linguísticos, pois não há uma decodificação das palavras, lê-se apenas por ler, sem saber o que está lendo e porque está lendo, não há um significado para tal, um mesmo ocorre com a escrita.
Contemporaneamente essa deficiência de aprendizagem vem se tornando motivo de angústia, questionamentos e razão a fim de solucionar o problema. Para suprimir tanta carência num mesmo enfoque - aprendizagem - as escolas procuram desenvolver projetos voltados, principalmente para a leitura e a escrita, buscando com isso, minimizar os conflitos que se estendem praticamente em todas as áreas de conhecimento sistemático. Surge assim, bibliotecas que são espaços de aprendizagem que proporcionam e estimulam conexões entre saberes; que são laboratórios de ideias visando facilitar a coleta de dados tais como; entrevistas, questionário e funcionário da escola, mas existe controvérsias com alunos, professores e o uso da biblioteca.
Atualmente convive- se com os mesmos problemas do século anterior. Os professores afirmam que a biblioteca é essencial para a prática pedagógica e que incentivam o uso frequente da biblioteca, mas a maioria dos alunos afirmam que frequentam a biblioteca quinzenalmente ou a cada dois meses.
As salas de informáticas possuem um bom índice de atenção exclusiva para construir o saber escolar, porém, distância das crianças e adolescentes o desejo de ler livros didáticos, romances ou crônicas .As pessoas passam mais tempos conectadas para se informar, para se divertir, para acessar redes sociais, como facebook, whatsapp e youtube, continua-se com o déficit de atenção as bibliotecas em algumas escolas e municípios. O acesso a livros e a informação continua restrito, assim como as dificuldades em adquiri-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com