TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Resenha do Filme O Ponto de Mutação

Por:   •  28/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do Filme O Ponto de Mutação

No filme podemos observar alguns questionamentos feitos a pessoa que assisti, a partir de alguns pontos abordados no filme, por meio de um diálogo três amigos com pensamentos diferentes sendo eles um político o outro poeta e uma cientista.  

Nesse contexto, os três amigos tratam diversos temas e sempre são mostradas por três opiniões diferente, a visão política é individualista se comparada a visão do poeta e a visão da cientista; assim o filme se desenvolve.

O primeiro assunto apresentado é sobre o pensamento mecanicista, presente desde o século 17 e que é observado nos dias vivido por eles; este pensamento é representado na longa metragem através de um relógio, que simboliza a máquina, nos permite que se faça uma comparação de como era baseado, e ainda baseia-se, o pensamento científico, através de um olhar voltado para as partes, sem a correlação de todas as possibilidades que possam interferir em um todo.

O principal foco do filme é a crítica ao pensamento mecanicista, apresentando o pensamento sistêmico, que tem como principal fundamento as comparações entre todas as possíveis variáveis. O conhecimento é dado pelo ato de perceber ou compreender por meio da razão ou experiências vividas, podendo assim chegar a conclusões mais abrangentes e eficientes, e não somente focada em algum determinado fragmento, como propõe o pensamento mecanicista.

Com isso podemos relacionar a teoria dos sistemas com foi abordado no filme em assunto, com o conceito de sustentabilidade, presente em diversas áreas de conhecimento, inclusive na arquitetura e urbanismo. Essa associação nos permite compreender a sustentabilidade através do pensamento sistêmico.

Falando de sustentabilidade, na arquitetura e urbanismo, o foco principal está em ações que minimizem os impactos das ações dos homem no meio-ambiente, através de ações de planejamento, materiais de baixo impacto ambiental, projetos eficientes de energia e outros. Quando comparamos o desenvolvimento sustentável com o a teoria dos sistemas, assume-se uma consciência global, de que toda ou qualquer ação cometida tem impacto sobre todos.

Essa consciência que devemos ter reflete em todos os processos de projeto e execução de arquitetos e planejadores urbanos, que ao invés de planejar soluções pontuais, tenta identificar todas as variáveis possíveis para se chegar a uma conclusão a favor de todos, para poder suavizar os possíveis efeitos perigosos que ela pode causar. Este projeto pode ser conceituado como pensamento aplicado à arquitetura e ao urbanismo, auxiliando em soluções práticas mais sustentáveis e eficientes.

Aluno: Ediglê de Brito Silva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com