TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização do trabalho resenha

Por:   •  8/8/2018  •  Resenha  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

. Enfatiza-se a participação e conscientização por parte dos membros envolvidos no processo da escola e que o conselho escolar tem papel decisivo para o bom desempenho pedagógico, administrativo e financeiro. Haja visto que é a garantia da democratização da escola, pois nele reuni todos os segmentos da comunidade escolar para discutir, definir e acompanhar o desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escolaDisciplina: Organização do Trabalho Escolar

Atividade 1. Em dupla analise o artigo: Organização do Trabalho Escolar e a Democratização da Escola Pública (Ângela Dutra) e faça uma resenha destacando a importância da organização da escola para o desenvolvimento da mesma.

Resenha Crítica do Artigo: Organização do Trabalho Escolar e a Democratização da Escola Pública

Menezes, Ângela Dutra de. Organização do Trabalho Escolar e a Democratização da Escola Pública.

Ângela Dutra de Menezes, brasileira, nascida em 1946, é carioca e jornalista. Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, estudou também na Universidade da Republica do Paraná e na   Universidade da Geórgia (EUA). O gosto pela leitura a levou para o jornalismo. Ângela fez carreira no segundo caderno do jornal O Globo, encerrando suas atividades na revista Veja. Abandonou assim, redações para se dedicar a sua verdadeira paixão: a literatura, com seu romance de estreia, Mil Anos Menos Cinquenta, publicado em 1995 e que apresentou a saga de uma família em dez séculos da civilização (de Portugal à vinda para o Brasil), Ângela alcançou cedo o reconhecimento no meio literário, recebendo o prêmio de Autor Revelação da Bienal do Livro de 1995.

        A autora enfatiza a importância do planejamento   pedagógico da escola, de modo que se faz necessário a participação e conscientização por parte dos membros envolvidos no processo escolar e que o conselho escolar tem papel decisivo para o bom desempenho pedagógico, administrativo e financeiro. Haja visto que é a garantia da democratização da escola, pois nele reuni todos os segmentos da comunidade escolar para discutir, definir e acompanhar o desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escola. Nas primeiras linhas do artigo a autora conceitua a organização do trabalho escolar numa visão ampla em que a compreende como a racionalização de recursos humanos, físicos, materiais, financeiro, ou seja, os meios pelos quais se asseguram a efetividade dos processos de ensino e aprendizagem, criando e viabilizando as condições e modos para se realizar o que foi planejado. Cabe destacar que o Conselho Escolar são órgãos colegiados que representam a comunidade escolar e local e devem atuar em sintonia com a administração da escola e do sistema de ensino. Um dos pontos relevantes em que a autora aborda é o fato de que está enraizada dentro da cultura escolar que impede

 Seu crescimento é a auto valorização do Ter e não a do Ser, isto se dar pelo fato de ainda existir resquícios de uma política educacional herdada de Taylor e Ford, que é baseada no modo de produção e que mantém o controle do trabalho através do controle das decisões que são tomadas durante a realização deste trabalho. Taylor e Ford são considerados os pais da administração que mudaram o mundo. No final do século XIX e na primeira metade do século XX conviveram duas formas paradoxais e excludentes de pensar e fazer educação. A educação para o trabalho estava totalmente fora da esfera de ação da instituição escolar, e era especialmente influenciada pela reestruturação produtiva de tipo taylorismo/ fordista que tinham seus ideais voltados para o lucro onde o ser humano era visto como máquinas só para produção. Tendo como princípio a democratização, a participação e a conscientização da comunidade, para o crescimento da instituição escolar teremos como base o planejamento, o ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda pessoa, em nosso dia-a-dia, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, o que se quer dizer com isto,  é que o ato de planejar seja ela por escrito, mental ou oralmente sempre esboça ações que buscam trazer bons resultados, independente de como se planeja. Planejar é estudar, organizar, coordenar ações a serem tomadas para a realização de uma atividade visando solucionar um problema ou alcançar um objetivo. Ele auxilia na orientação, organização e concretização daquilo que se deseja alcançar. O planejamento é um importante aliado ao exercício do trabalho profissional, deve ser tratada como um processo primordial, ao trabalho profissional, pois é um método aplicado para a intervenção profissional, ou seja, o profissional deve investigar e analisar a realidade para assim propor uma intervenção eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com