TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

   UNIDERP-UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.203 Palavras (13 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

       

         

          UNIDERP-UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: LETRAS 2º BIMESTRE

DISCIPLINA: DIDÁTICA

POLO: ANANINDEUA-PA

 

                                 

1 etapa 

        Plano de Aula

      Com 513 alunos a Escola Municipal de Ensino Fundamental Luzia Viana Prata funciona do 1º ano a 8º série e também o EJA do ensino fundamental, atualmente a instituição funciona com vinte e três turmas distribuídas em três horários: manhã, tarde, e noite, no período da manhã funciona do 1º ao 5º ano, a tarde funciona de 5ª série a 8ª série, e a noite o ensino do EJA. Entre essas turmas funcionam duas turmas do 2º ano, público alvo do nosso plano de aula.

     A turma escolhida para realizar a pesquisa foi o 2º ano A do ensino fundamental, a mesma é composta por vinte e cinco alunos, sendo doze alunos do sexo feminino, entre elas uma aluna especial, e treze do sexo masculino, com faixa etária entre sete e oito anos de idade.

     O professor, o quadro magnético, um retroprojetor, e alguns materiais fornecidos pela secretaria da escola, como: Jogos educativos, lápis de cor, tesoura, cola, papel com e sem pauta, etc.. São os recursos disponíveis em sala de aula.Quanto à interação da turma é bem acessível, pois os alunos residem bem próximos uns dos outros e possuem vínculos de amizade que facilitam a organização em grupos ou duplas.

      O acesso dos alunos a veiculo informativos é bastante limitado, conta apenas com uma TV um DVD, com jornais, revistas, e livros didáticos da própria biblioteca da escola O tema escolhido para fazer o plano de aula na escola municipal de ensino fundamental Luzia Viana Prata foi: Hábitos alimentares e saúde, com o intuito de adquirir hábitos alimentares saudáveis, para que os alunos reconheçam a importância de se cultivar uma boa alimentação, compreendendo que a higiene dos alimentos ajuda na conservação da saúde.

     Espera-se com isso ampliar o conhecimento sobre Linguagem Oral e Escrita com o propósito de contribuir na formação da criança no físico, social, cognitivo, bem como as habilidades linguísticas, compreendendo o desenvolvimento na faixa etária entre sete e oito anos, abordando a fala e a escrita nas mais diversas situações comunicativas para que possam aprender o que se lê e entender o que não está escrito, proporcionando atividades de leitura com o uso da língua oral e escrita.

    A linguagem é um dos elementos muito importante para a ampliação do conhecimento da criança e necessário na formação, inserção e participação em diversas práticas sociais, por isso a escola é tão importante na fase inicial da vida.O universo da leitura envolve o ser humano por todos os lados, estimulando a aprendizagem, uma tarefa delegada à escola através da alfabetização nos primeiros anos da educação fundamental. Mas nem sempre os resultados são positivos, onde muitas crianças acabam ficando excluídas do mundo das letras.

    Com objetivo de um resultado melhor é necessário que a escola estimule a formação de novos leitores para possibilitando a descoberta, fatores considerados necessários a serem aplicados nesta unidade de ensino.

Justificativa:

   A escola é um espaço de transformação em que a criança deve ter a oportunidade de manifestar-se livremente e ao mesmo tempo ser estimulada a desenvolver seu potencial em todas as áreas.

Situações Didáticas:

  1. Fazer a leitura do livro De olho no futuro: Com todas as cores de forma coletiva e em seguida, a interpretação oral do texto, sobre os cuidados com os alimentos, com a intenção de estudar um pouco mais sobre os hábitos alimentares e a importância da construção de um cartaz educativo.
  2. Retomar o momento anterior da leitura e realizar discussão direcionada para os hábitos alimentares da turma e suas influencias para a saúde.
  3. Propor, a partir das descobertas registradas, a construção de cartazes informativos e educativos sobre hábitos saudáveis para apresentar para outras turmas da escola. Pedir aos alunos que pesquisem em casa os alimentos mais frequentes nas suas refeições do dia a dia e receitas das comidas que compõem a dieta alimentar.

2 etapa 

                Conteúdos de Ensino        

Obesidade Infantil:

Podemos definir os conteúdos como o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista a assimilação ativa e a aplicação pelos alunos na prática de vida, servindo de base para a aquisição de informações, conceitos, princípios e para o desenvolvimento de hábitos, habilidades e atitudes, e através dos conteúdos curriculares que alcançamos os objetivos estabelecidos para o processo educacional.

    O conteúdo tem uma história ligada ao desenvolvimento social, trazendo uma outra dimensão para a didática do professor, assim são elaborados e reelaborados de acordo com as necessidades práticas de cada época e tem sua importância para atender necessidades práticas da vida social, como os problemas sociais, o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, as necessidades humanas básicas, etc.

   Voltado para o tema, Hábitos alimentares: Obesidade Infantil, dados estatísticos mostram que no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), uma em cada três crianças entre 5 e 9 anos de idade, esta com peso acima do percentual recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

    Até o fim deste ano, de acordo com a própria OMS, a quantidade de crianças com menos de cinco anos que terão sobrepeso ou obesidade vai ultrapassar 42 milhões em todo o mundo, em consequência, muitas doenças que eram exclusivas de adultos, hoje, já afetam os alunos do ensino fundamental. Embora alarmantes essas informações, até agora, não foram capazes de sensibilizar os pais, portanto, daqui a alguns anos, teremos mais jovens e adultos obesos, entre os quais muitos com problemas comportamentais e psicológicos, diabetes, patologias cardiovasculares etc. Apesar dos fatores hereditários, estudos também revelam que a maioria dos casos de obesidade está ligada a hábitos alimentares indevidos e sedentarismo. Mas o que a escola pode fazer? Se intervier no cardápio familiar é praticamente impossível, cabe ao educador conscientizar as crianças que a prática de exercícios físicos aliada à alimentação equilibrada é fundamental para a boa saúde, pois se houver uma criança obesa na sala de aula esse trabalho, já se amplia, e o objetivo principal deste tema,  permite ao aluno, conhecer as causas da obesidade e identificar a importância da prevenção e controle da obesidade infantil, aprimorando os conhecimentos teóricos relacionados à obesidade infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (252.9 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com