TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Por:   •  9/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.900 Palavras (8 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Jheniffer Cristine Belizario Silva                                    

Priscilla dos Anjos Rodrigues Lírio                                

Rubiana Silva Fratta Doirado

RA: 0172000581

RA: 3062806241

RA: 3065818306

                                       

Aspectos filosóficos, sociológicos e pedagógicos na Educação Infantil.

Tutor (a) EaD – Josiane Paes de Camargo Burzuk

Hortolândia

15/09/2019

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Jheniffer Cristine Belizario Silva  

 Priscilla dos Anjos Rodrigues Lírio                                                                

Rubiana Silva Fratta Doirado

RA: 0172000581

RA: 3062806241

RA: 3065818306

                                   

        

Aspectos filosóficos, sociológicos e pedagógicos na Educação Infantil.

Produção textual apresentado às disciplinas de: Sociologia da Educação, Legislação educacional, Teorias e práticas do currículo, Filosofia da Educação, Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Condições de aprendizagem a educação infantil

Tutor (a) EaD –Josiane Paes de Camargo Brzuk

Tutor (a) Presencial – Carlos E.  Zorzeno

Hortolândia

15/09/2019

Sumário

1.        Introdução        

2.        Desenvolvimento        

3.     Considerações finais.........................................................................................................

4.     Referências........................................................................................................................ 


  1. Introdução

O ambiente escolar por sua vez é de extrema importância no processo de aprendizagem e construção do conhecimento principalmente na educação infantil, o compromisso da escola deveria ser com a criança e sua formação humana, social e cultural, fortalecendo as dimensões cognitivas, moral, psicológicas, biológicas e educacionais, mas, além disso, a função social da escola não é apenas gerar conhecimento, e sim socializar, integrar, informar e formar todos os cidadãos, englobando também a transmissão de valores a fim de formar cidadãos capazes de construir uma sociedade melhor e justa. A educação infantil engloba três aspectos de extrema importância, são eles: aspectos sociológicos, aspectos filosóficos e aspectos pedagógicos.

Os aspectos sociológicos estão ligados em como a educação infantil reflete no processo de formação das crianças e com isso a necessidade de instituições escolares que trabalhem corretamente.

O caráter filosófico mostra como o educador pode estimular o desenvolvimento cognitivo dos alunos os ensinando ter um olhar critico, saber questionar para conseguirem por si só resolver atividades.

 Os aspectos pedagógicos estão relacionados ao cotidiano escolar, tanto na didática como na organização do currículo.

 Depois de uma breve introdução sobre o que significam esses três aspectos da educação infantil, percebemos que é possível utiliza-los como um auxilio, a fim de que conseguirmos trabalhar com as crianças buscando ensina-las, transformando-as em seres pensantes e capazes, é importante lembrar que as crianças por estarem no inicio da vida vão ser ensinadas de modo diferente, pois a maneira de aprender, absorver e praticar são extremamente diferentes de um adulto.

Esse trabalho foi desenvolvido, para nos ajudar entender melhor todos esses aspectos da educação infantil e com base neles conseguirmos trabalhar de maneira eficaz e bem sucedida com as crianças.

  1. Desenvolvimento

A maneira como a infância é vista atualmente é mostrado no Referencial Curricular Nacional (Brasília, 1998), o mesmo afirma que “as crianças possuem uma natureza singular, que as caracterizam como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito próprio”. Sendo assim, durante o processo de construção do conhecimento “as crianças se utilizam as mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que procuram desvendar”. Este conhecimento constituído pelas crianças “é fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação”. Ainda convém salientar que compreender conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande objetivo da educação infantil e de seus profissionais. Embora os conhecimentos derivados da psicologia, antropologia, sociologia, medicina e etc. possam ser de grande valia para desvendar o universo infantil apontando algumas características comuns de ser das crianças, elas permanecem únicas em suas individualidades e diferenças. (Referencial Curricular para a Educação Infantil, 1988, pg 20).

Educar ou cuidar? Afinal qual a função dos professores, especificamente no ensino infantil? De acordo com Strenzel (2001) “a relação de cuidado com as crianças pequenas pode e deve se dar de diversas maneiras, verbais e não verbais, escrita e não escrita, para que todos tenham a oportunidade de se comunicar com o outro, satisfazendo necessidades e expressando sentimentos e vontades”.

A educação infantil é de uma importância extraordinária no desenvolvimento e formação da criança, o ambiente escolar deve ser aconchegante e rico em possibilidades, no qual as crianças possam desenvolver da melhor maneira potencialidades, satisfazendo as necessidades de desenvolvimento e socialização da criança. Quanto ao papel do professor Strenzel (2001) argumenta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (154.7 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com