TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Análise de Imagem

Por:   •  30/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Letras – Inglês/Português (Licenciatura)

Turma: LL4P13          

LETRAS INTEGRADA – Prof.ª SIMONE GONÇALEZ

ALUNA: FRANCISCA TAVARES DE SOUZA – RA C591FJ-0

30/05/2016

ANÁLISE DA IMAGEM

[pic 1]

        As representações acima são de natureza imagética, entre a imagem do texto escrito, com uma forma humana na parte central, representando um livro, a figura de uma mulher representando o leitor e o gesto de abraçar. É possível afirmar que se trata de um livro pela posição das linhas horizontais mostrando que há uma linguagem verbal e a possibilidade de uma leitura linear. Os três elementos se integram dando sentido a informação principal - o abraço.

        Em uma perspectiva interacional, do ponto de vista do leitor, os dois elementos ocupam a parte central da imagem, sendo o livro mais à esquerda, da base para o topo, e a mulher à direita, também da base para o topo. O livro está mais próximo do leitor do que a mulher, embora ela esteja mais visível pelo contraste das cores mais forte.

        Existe uma saliência por perspectiva, do leitor (figura da mulher) em relação ao livro e da figura revestida de livro, em relação ao próprio livro. Também se observa saliência por contrastes tonais, as cores jeans e cinza das roupas, a cor dourada dos cabelos e a cor da pele, em relação as cores branca e cinza claro da página do livro.

        Os elementos tonais que compõe a imagem ajudam a reforçar os sentidos da informação. Os tons de branco e cinza utilizados no livro podem representar uma associação afetiva de sabedoria e paz que o objeto livro quer proporcionar ao leitor. Da mesma forma, as cor azul jeans e cinza das roupas da mulher também trazem essas mesmas sensações de afetividade, de verdade e de paz, sugerindo que ao ler um bom livro, o leitor pode ser beneficiado com esses sentimentos e habilidades.

        Dessa forma, ao analisarmos essa imagem, poderíamos concluir que além da representação do abraço, a informação principal, os seus sentidos e significados dessa representação poderiam ser ampliados. A relação entre um livro e um leitor permite várias possibilidades de interação.

Referências

ARAÚJO, ROSILMA DINIZ. Gramática Visual: Trazendo à Visibilidade Imagens do Livro Didático de LE. Artigo Signum: Estud. Ling., Londrina, n. 14/2, p.61-84, dez. 2011 61.

http://muriqui-lacerda.blogspot.com.br/2012/05/dia-do-abraco.html

Pesquisa em 27/05/2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (70.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com